Assim, perante o contra-ataque cristão, o Islão recua pouco a pouco. O desencadear da primeira Cruzada (1096) marca o seu definitivo recuo. A partir de 1097, uma frota genovesa singra para Antioquia, levando aos cruzados refor- ços e víveres. Dois anos mais tarde, Pisa envia barcos, segundo ordens do Papa, para libertar Jerusalém. Doravante o Mediterrâneo inteiro abre-se, ou melhor, reabre-se à navegação ocidental. Como na época romana, o intercâmbio se restabelece de um extremo ao outro deste mar essencialmente europeu. (PIRRENE,Henri. As cidades da Idade Média. Lisboa: Europa-América, 1973, p. 74.) A partir do texto acima, considere as seguintes afirmativas: I- O autor estabelece relações entre as Cruzadas e o renascimento comercial europeu. II- O autor sugere que a primeira Cruzada estimulou a agricultura senhorial. III- O autor adota uma perspectiva exclusivamente ocidental ao examinar o assunto, ao afirmar que o Mediterrâneo era um mar essencialmente europeu. IV- O autor sublinha a resistência muçulmana ao avanço dos cruzados. Estão corretas: a) I e II. d) III e IV. b) I e III. c) II e III. e) I e IV.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Alternativa B.
As afirmativas I e III estão corretas.
A afirmativa II está incorreta, pois sugere que a primeira Cruzada tenha servido de estímulo para a agricultura senhorial. Na verdade, não existe no trecho qualquer sugestão deste tipo.
A afirmativa IV está incorreta, pois não podemos afirmar que exista no texto algum detalhes acerca da resistência árabe.
Vale ressaltar que as cruzadas tiveram imensa relevância na reabertura do Mediterrâneo, dessa forma contribuindo para a expansão dos ideais renascentistas.
Espero ter ajudado, bons estudos.
Perguntas interessantes