Assim liberados, podemos nos dedicar à fotografia, sabendo que o maior problema do saber fotográfico é o mistério. É o mistério que os outros fotógrafos fazem da fotografia. Esse mistério vem da separação que se faz da fotografia, do mundo. Fala-se de fotografia como se ela fosse um reino à parte, em que se veria uma coisa e se fotografaria outra. A fotografia não faria parte do dia a dia de todo mundo, só dos fotógrafos. Mas se pensarmos na fotografia apenas como mais uma das máquinas óticas, tudo fica mais viável. Se pensarmos que o que acontece com o olho acontece também com a câmera, metade dos problemas já estarão resolvidos. Essa metade é a forma com que encaramos os problemas. Não existiria mais o "problema", que em geral se resume na pergunta "Mas como é que ele fez isso?". O "isso" é sempre uma coisa tão prosaica quanto uma luz mais difusa, ou uma cor mais saturada, ou um movimento de câmera mais estranho. Nada disso foi dado a nenhum fotógrafo por algum bruxo ou pela sorte. E se não foi por meio de macumba que o fotógrafo-autor conseguiu esse resultado, basta ter um método para pensar — usando o sistema da câmera igual ao olho, por exemplo, ou melhor, intuindo que tudo que se vê com o olho acontece igual dentro da câmera — que chegaremos a uma solução. É a isso que chamamos, misteriosamente, ter o olho educado. Em fotografia, ter o olho educado apenas quer dizer que o fotógrafo experiente é capaz de prestar atenção nas pistas e nos efeitos de luz que vê na realidade e consegue entendê-los antes de enfiar o olho na câmera ou medir a luz com um fotômetro.
MOURA, Edgar. 50 Anos Luz: Câmera e Ação. São Paulo: Editora SENAC, 1999.
Considerando esse texto, analise as seguintes afirmativas:
I. Para Edgar Moura fotografar é uma junção de fatores, como conhecer bem o aparelho, ter repertório visual e educar o olhar.
II. Para criar boas imagens é necessário saber como tal fotógrafo realizou determinado efeito e copiá-lo.
III. Para fotografar é necessário pensar, pois a criação de imagens não é dada por magia e sim por estudo e conhecimento.
IV. Para fotografar é preciso ter o olho educado e estar pronto para tirar fotografias a qualquer momento.
Considerando as afirmações apresentadas, é correto APENAS o que se afirma em:
Escolha uma:
a.
I, II e III.
b.
I e II.
c.
II e IV.
d.
III e IV.
e.
I e III.
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Resposta:
A resposta correta é a e. I e III.
Explicação:
pq a I. Para Edgar Moura fotografar é uma junção de fatores, como conhecer bem o aparelho, ter repertório visual e educar o olhar. e a III. Para fotografar é necessário pensar, pois a criação de imagens não é dada por magia e sim por estudo e conhecimento. são as únicas corretas
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