Ed. Técnica, perguntado por guilhermemraraujo, 7 meses atrás

"Assim, desde a sua invenção e rápida disseminação, a fotografia tem fascinado o homem como uma
possibilidade de retratar o mundo de maneira mais ‘isenta do que os sistemas que a precederam,
sejam pictóricos (desenhos e pintura), sejam verbais (linguagem oral ou escrita). Essa mistica da
objetividade fotográfica, em que se priorizam os aspectos físicos e químicos do processo, praticamente
negando a subjetividade do fotógrafo, sua relação com o referente e ignorando a questão da autoria,
atravessou o século XIX e boa parte do XX, construindo para o senso comum uma amálgama
aparentemente indestrutível entre fotografia e realidade" (Adaptado de Ferreira, Soraya In: Violência em
foco: o Prêmio Esso de Fotografia e a valorização do testemunho como gênero fundador do
fotojornalismo).
Com base no texto acima e no conteúdo abordado na Unidade 5, assinale a alternativa CORRETA:
O a. Essa "mística da objetividade fotográfica“ impõe limites claros para o tratamento das fotografias
jornalísticas, pois elas devem apenas registrar a realidade dos fatos.
O b. Como narrativa, o fotojornalismo invoca para si o testemunho da realidade que, quando
transposto para a superficie da foto e tratado, mesmo que de forma a não deturpar o fato, altera
seu conteúdo.
O c A encenação e o tratamento das imagens auxilia na construção de uma realidade fotográfica, fato
este desejável para os fotojornalistas.
Od. A presença do fotojornalista não exerce qualquer influência sobre os fatos, assim, o profissional
apenas registra os acontecimentos sem qualquer interferência sobre ela.
O e Limites éticos na produção fotojornalistica não são determinantes para o tratamento das
imagens na pós-producão.​

Soluções para a tarefa

Respondido por casinhadapri
7

Resposta:

a) Essa “mística da objetividade fotográfica” impõe limites claros para o tratamento das fotografias jornalísticas, pois elas devem apenas registrar a realidade dos fatos.

Explicação:


Shewannafly: Está certinho! Obrigada!
Respondido por reticheleozvzw5
2

Resposta:

CORRETISSISIMA:

a) Essa “mística da objetividade fotográfica” impõe limites claros para o tratamento das fotografias jornalísticas, pois elas devem apenas registrar a realidade dos fatos.

Explicação:

Perguntas interessantes