Filosofia, perguntado por brunamirandade92, 11 meses atrás

Assim como Sócrates , Platão , seu discípulo , também valorizou a importância do diálogo como método de perguntas e respostas . Até onde este método , segundo eles poderia nos levar ?

Soluções para a tarefa

Respondido por marcelofernandes8201
2

Resposta:

Considerando a si mesmo um parteiro de ideias, Sócrates dizia fazer as pessoas pensarem por conta própria.

Sócrates viveu em Atenas, entre os anos 470 e 399 a.C. O pensador grego marcou a produção de sua época, tendo introduzido nela, pela primeira vez, questões relativas apenas ao ser humano e ao seu convívio em sociedade.

Método socrático (Ironia e Maiêutica)

O filósofo, proclamado como o mais sábio dos homens pelo oráculo, entendia que ele mesmo não ensinava nada a ninguém. Ele apenas fazia as pessoas pensarem por conta própria. Com seu método, ele induzia as pessoas a reconhecerem a sua própria ignorância e a formularem as suas próprias ideias.

Sócrates considerava-se uma espécie de “parteiro de ideias”, pois ele não criava ideias novas, apenas as retirava da mente das pessoas. Seu papel era, segundo ele mesmo, sempre dialogar e questionar, nunca aceitando um conhecimento prévio como uma verdade indiscutível sem antes analisar e criticar aquilo que era dito.

Podemos dizer que o método de diálogo socrático é resumido em dois passos:

Maiêutica – uma forma de fazer sucessivas perguntas sobre um mesmo assunto, a fim de  chegar a um conceito ou uma definição de algo.

Ironia – uma forma de mostrar ao interlocutor que a resposta, que a pessoa julgava estar correta, era, na verdade, um engano.

Com o seu método, o pensador julgou levar a capacidade de pensar por conta própria e questionar o conhecimento estabelecido ao povo ateniense, estabelecendo uma nova maneira de se proceder filosoficamente e de combater o relativismo das opiniões.

Explicação:

Perguntas interessantes