Ed. Física, perguntado por hugoalves003, 8 meses atrás

Assim como outras modalidades, o atletismo possui diversos desafios para a sua prática, por isto, os profissionais de educação precisam estar preparados para enfrentá-los da melhor maneira possível. Você como professor de Educação Física (bacharelado), acabou de passar em um concurso municipal para professor de um projeto de atletismo. Entretanto, o local disponível para realização das atividades é reduzido e não possui o material para trabalhar a modalidade. Porém a prefeitura tem um projeto para separação de material reciclável visando o seu reaproveitamento.

BARALDI, E. C. C; OLIVEIRA, H. G. Esportes Individuais: Atletismo. Maringá – PR: Unicesumar, 2019. Reimpressão 2020. 208 p.

Analisando o texto e a situação hipotética acima, avalie as questões a seguir e com base no livro da disciplina, aulas conceituais, ao vivo, Guia Prático de Atletismo para Crianças (2014), site da confederação Brasileira de Atletismo e na internet responda corretamente.

1) Realize uma pesquisa sobre a modalidade abordando o histórico e descreva o passo a passo para a construção de implementos a partir de materiais recicláveis para trabalhar a iniciação das seguintes provas do atletismo: lançamento de dardo e 110 metros com barreiras.

HISTÓRICO LANÇAMENTO DE DARDO
R:


DESCRIÇÃO PASSO A PASSO PARA A CONSTRUÇÃO DO IMPLEMENTO (DARDO)
R:




HISTÓRICO 110 COM BARREIRAS
R:


DESCRIÇÃO PASSO A PASSO PARA A CONSTRUÇÃO DO IMPLEMENTO (BARREIRAS)
R:




2) Sabendo que uma das turmas possui 20 alunos e 4 deles são cadeirantes, elabore uma atividade (jogo, brincadeira ou exercício específico) que promova a iniciação esportiva na prova de revezamento do atletismo contemplando a participação de todos os alunos.

ATIVIDADE
NOME:

MATERIAIS:

OBJETIVO:

DISTRIBUIÇÃO DOS PARTICIPANTES:

DESCRIÇÃO DETALHADA DA ATIVIDADE:


adnavprof: eu respondi para um colega seu esta mesma questão tem uns 2 dias

Soluções para a tarefa

Respondido por adnavprof
18

Resposta:

1-HISTÓRICO LANÇAMENTO DE DARDO

R:  O dardo fazia parte do pentatlo nos Jogos Olímpicos da Antiguidade, aparecendo pela primeira vez em 708 a.C., e era disputado em duas modalidades: distância e alvo. Ele era lançado com auxílio de uma tira de couro chamada ankule enrolada em torno do meio do eixo do dardo.

DESCRIÇÃO PASSO A PASSO PARA A CONSTRUÇÃO DO IMPLEMENTO (DARDO)

R: MINI DARDO DE MADEIRA

Os lançamentos podem ser adaptados com materiais de fácil acesso, como cabo de vassouras, papelão e rodinhas de “carrinhos de feira”. Para construir o mini dardo, utilizaremos um bastão de madeira (pedaço de cabo de vassoura) com aproximadamente 60 cm de comprimento, no qual deverão ser feitas ranhuras na parte de trás. Na frente é feita a ponta e na extremidade de trás deverão ser fixadas bordas que poderão ser confeccionadas com a porção superior de uma garrafa pet. Complementa o implemento um barbante também com aproximadamente 60 cm de comprimento

HISTÓRICO 110 COM BARREIRAS

R: A história dos 100 m com barreiras remonta à Inglaterra dos anos 1830, quando corridas na distância de 100 jardas eram disputadas sobre barreiras de madeira. Os alunos de Oxford e Cambridge desenvolveram o evento, alongando a distância para 120 jardas (109.7m). Em 1888, a distância foi novamente alongada usando o sistema métrico, para 110 metros, pelos franceses e assim se estabeleceu.[1] Nestes primeiros tempos, as barreiras eram muito mais sólidas e duras que as atuais – bater numa delas poderia significar uma séria lesão – e a técnica para transpô-las, primitiva; os saltos eram feitos com os corredores encolhendo e juntando as pernas sob seus corpos.

DESCRIÇÃO PASSO A PASSO PARA A CONSTRUÇÃO DO IMPLEMENTO (BARREIRAS)

R:- Cones /- Ripas.  

Forma  de  Construção:  utilizando  2  (dois) cones, um do lado do outro e com um  espaço entre eles, coloca-se uma ripa sobre  as  duas pontas  dos  cones. Caso  não  haja  cones,  podem  ser  utilizados  tijolos  ou    garrafas pet. .

2-ATIVIDADE: Atletismo

NOME: Corrida de revezamento

MATERIAIS: 4 bastões que poderão ser cortados de um cabo de vassoura, um espaço necessário para o desenvolvimento da atividade e cones

OBJETIVO: Vivenciar a prática da corrida de revezamento.

DISTRIBUIÇÃO DOS PARTICIPANTES: Formação de 4 filas, onde cada cadeirante ocupará uma fila, e os demais alunos distribuídos em 4 alunos por fila

DESCRIÇÃO DETALHADA DA ATIVIDADE: Com as 4 filas posicionadas, ao comando do professor, um aluno de cada fila, com um bastão na mão, deverá correr e dar uma volta no cone e retorna para entregar o bastão ao segundo aluno da sua equipe e assim até chegar ao quinto aluno da fila. Ganha a equipe que chegar primeiro.

Explicação:

Perguntas interessantes