Geografia, perguntado por geovanna0281, 1 ano atrás

aspectos da áfrica mediterrânia e da áfrica subterrânia?

Soluções para a tarefa

Respondido por Ju0017
0
A divisão do continente africano

Terceiro maior continente, com extensão de 30,1 milhões de quilômetros quadrados, a África possui 1,031 bilhão de habitantes. Essa região do planeta apresenta grande diversidade paisagística e cultural. Esses elementos contribuíram para uma subdivisão do continente: a África Mediterrânea e a África Subsaariana.

Ao abordar esse tema em sala de aula é de fundamental importância a utilização do mapa-múndi, além do mapa da divisão do continente africano, visto que esses materiais permitirão a localização dos países abordados.

Inicie o conteúdo explicando que a África possui uma grande diversidade física, étnica e cultural. Em seguida, cite que o continente, em razão dessas diferenças, pode ser dividido em duas regiões: África Mediterrânea, localizada na porção norte, banhada pelo Mar Mediterrâneo e com população majoritariamente mulçumana e África Subsaariana, ocupando a porção centro-sul e com grande diversidade étnico-cultural.

Destaque que essa regionalização, além dos elementos culturais, tem como fator determinante o deserto do Saara, que é considerado um divisor natural. A África Mediterrânea, situada ao norte do deserto do Saara, corresponde a 25% do território continental, sendo formada por apenas cinco países: Marrocos, Argélia, Tunísia, Líbia e Egito.

É importante explicar que a África Mediterrânea foi dominada pelos povos árabes durante os séculos VII e VIII. Esse fato contribuiu de forma significativa para a propagação da cultura árabe, com destaque para o idioma e a religião (islamismo). Sendo assim, essa porção da África apresenta semelhanças com o Oriente Médio.

Em seguida, elucide que a África Subsaariana ocupa a maior parte do continente africano (75%). Essa região, localizada ao sul do deserto do Saara, possui grande pluralidade cultural, com diversas danças, religiões (cristianismo, judaísmo, islamismo, além de crenças tradicionais) e grupos étnicos distintos. Essa é a região que apresenta os piores indicadores socioeconômicos do planeta.
Perguntas interessantes