Biologia, perguntado por alunoquequeraprender, 5 meses atrás

asma é comorbidade????????????​

Soluções para a tarefa

Respondido por kauan125gomes
0

Resposta:

é a existência de duas ou mais doenças em simultâneo na mesma pessoa. Uma das características da Morbidade é que existe a possibilidade de as patologias se potencializarem mutuamente, ou seja, uma provoca o agravamento da outra e vice-versa.

Explicação:

Respondido por joseinaciosilva32
1

Resposta:

Após o anúncio da abertura da vacinação contra a Covid-19 para pessoas portadoras de comorbidades que possam representar algum risco de agravamento em eventuais casos de infecção pelo coronavírus Sars-CoV-2, algumas dúvidas surgiram a respeito da asma.

No hall de comorbidades elencadas pelo Ministério da Saúde como inseridas nesse grupo, a asma se encaixa como pneumopatia crônica grave. No entanto, apenas os pacientes que têm a asma em estágio considerado grave entram nessa categoria.

O chefe do Departamento de Pneumologia do Hospital das Clínicas de Pernambuco e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Ângelo Rizzo, explica que a asma grave é caracterizada pela necessidade de usar corticoides orais com maior frequência ou precisar de internação hospitalar durante as crises.

"A asma se manifesta com diferentes gravidades. Existem pessoas que têm episódios de aperto no peito uma vez por ano e, entre um episódio e outro, ficam bem. Outros precisam usar medicação inalada, como bombinhas de corticoide, para controlar a asma. E, na maioria das vezes, a gente consegue controlar”, detalha ele."

“Mas tem um pequeno grupo que, mesmo usando essa medicação inalada, ainda tem crises mais intensas de aperto nos brônquios e falta de ar. São pacientes que precisam ser internados ou fazer uso dos corticoides orais, que têm ação sistêmica. Isso é um indicativo que o paciente tem uma asma mal controlada ou de difícil controle, que precisa usar medicação mais potente e que pode ter alguns efeitos colaterais”, completa, pontuando que um paciente de asma grave, que apresenta desconforto mais intenso nos brônquios com frequência, corre maiores riscos ao contrair a Covid-19 por já ter um sistema respiratório fragilizado.

Bons estudos.


alunoquequeraprender: obg
joseinaciosilva32: Que nada. Foi um prazer ajudar.
Perguntas interessantes