Às vezes falta visão ao sistema escolar, às vezes faltam escrúpulos. É difícil explicar a imobilidade a que são submetidas as crianças quando entram na escola. Mesmo se fosse possível provar (e não é) que uma pessoa aprende melhor quando está imóvel e em silêncio, isso não poderia ser imposto, desde o primeiro dia de aula, de forma subida e violente. Dá para imaginar o que representa para uma criança, que passou sete anos se movimentando, ser subitamente “amarrada” e “amordaçada” para, como se diz, “aprender” o que é, para ela, uma linguagem, às vezes, totalmente estranha? A linguagem da imobilidade e do silêncio? Seria o mesmo que pegar um professor idoso, que há muito deixou de praticar atividades físicas, a não ser as mais triviais, e obrigá-lo a correr por alguns quilômetros em ritmo acelerado. A violência seria idêntica. O interessante é que nós, professores, não suportamos a mobilidade da criança, mas queremos que ela suporte nossa imobilidade
FREIRE, João Batista. Educação de corpo de inteiro: teoria e prática da Educação Física. São Paulo: Scipione, 1994.
Levando em consideração a citação acima, analise as afirmações a seguir com V para verdadeiras e F para falsas:
I – Nessa ótica, crianças, corpo e movimento são colocados como sinônimos, reproduzindo ideias pedagógicas a favor da escola tradicional e defendidas por todo o século XX.
II – É uma explicação intrigante, se considerarmos que ela deixa entrever que a escola não reconhece, plenamente, as práticas corporais na escola, não lhes dando o espaço que elas deveriam ter.
III – É explícita e contundente a crítica feita não apenas à escola enquanto uma instituição que não conhece os seus sujeitos, mas também aos professores e a sua ignorância, que imporiam a violência da imobilidade às crianças.
As afirmações I, II e III são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1:
V, V, V.
Alternativa 2:
V, F, V.
Alternativa 3:
V, V, F.
Alternativa 4:
F, V, V.
Alternativa 5:
F, F, F.
Soluções para a tarefa
Resposta:
alternativa 4 = FVV
Explicação:
Sobre a relação do Sistema escolar e suas práticas é correto o que se afirma na alternativa 4 - F,V,V.
No geral as escolas do ensino fundamental ao médio promovem práticas de ensino engessadas relacionadas ao tradicionalismo, que tratam os alunos como pequenos adultos exigindo deles capacidades que eles ainda não dominam.
Para uma criança recém chegada da educação infantil, onde sua oralidade e seus movimentos eram extremamente valorizados, o sistema de sentar-se e calar-se é dificilmente associado. E muitas vezes essa confusão causada por métodos tão distintos é visto como indisciplina.
As metodologias ativas amplamente utilizadas na educação infantil também podem ser executadas com sucesso nas series seguintes, já que a mesma inclui o aluno no processo de construção do aprendizado e valoriza seus conhecimentos prévios tornando o aprendizado mais significativo e menos mecânico, assim o aluno realmente aprende e não decora os conteúdos trabalhados.
https://brainly.com.br/tarefa/21118192