ENEM, perguntado por adricyisa2305, 1 ano atrás

As variedades da mandioca podem ser agrupadas em dois tipos: a brava venenosa, com alto teor de ácido cianídrico, e a mansa, também chamada de doce, macaxeira ou aipim.PORQUEOs indígenas tinham essa raiz como a base de sua alimentação e conseguiram tirar seu veneno, descascando, ralando até que virasse uma massa, para ser espremida no tipiti. Depois disso, a massa, separada do caldo venenoso, é torrada para virar a farinha de mandioca.Considerando-se essas frases, é CORRETO afirmar queA)a primeira é falsa, e a segunda é verdadeira.B)a primeira é verdadeira, e a segunda é falsa.C)as duas são falsas.D)as duas são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.E)as duas são verdadeiras, e existe relação causal da segunda com a primeira.

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por natalyshata
2

Resposta:

dos descendentes indígenas que lhe acrescentaram a cor alegre do urucum passando a fazer parte com algumas pinceladas aqui e ali da nossa cozinha básica.

Os produtos que mais se destacaram na composição da mesa brasileira foram a mandioca, o milho, o feijão, o arroz, a carne seca, o açúcar e o café.

\ufffd

A Mandioca

Se existe um produto que é considerado elemento de integração nacional este é a mandioca. A mandioca, assim como outros produtos que veremos a seguir, habituais na nossa mesa há muitos e muitos anos, já fazia parte da gastronomia americana quando recebeu os marinheiros cabralinos. Os outros produtos trazidos dos lugares mais distantes do mundo pelos colonizadores foram aderindo aos nossos hábitos, cobrindo a nossa gastronomia como se fossem camadas arqueológicas que, se cuidadosamente raspadas, poderiam um dia descobrir a nossa longínqua origem alimentar.

Vaz de Caminha, o escritor das cartas ao Rei de Portugal registrou logo de início a presença da nativa mandioca, embora tenha feito confusão dessa com o inhame de origem asiática e já conhecida pelos portugueses da Costa da África. Por certo o que os índios comiam e ofereceram aos portugueses era o aipim cozido, ou macaxeira, ou ainda mandioca doce ou mansa, já que a mandioca brava, altamente tóxica, não pode ser comida sem preparo muito cuidadoso.

O cultivo da mandioca surgiu no 1° milênio aC na bacia tropical do Amazonas praticado por tribos de várias etnias. Espalhou-se pela Venezuela, Guianas, atingiu a América Central, o Caribe e chegou até a Flórida. Apoiados na lenda de Mani, os índios se dedicaram ao seu cultivo incentivado depois pelos portugueses que nela reconheceram um importante alimento como provisão, de alto valor nutricional, rica em amido, fibras, substâncias hidrogenadas e sais minerais.

Sabemos hoje que as muitas variedades da mandioca podem ser agrupadas em três tipos principais: a brava, venenosa, com alto teor de ácido cianídrico (acima de 20 mg de ácido cianídrico para cada 100gr de massa), a intermediária (entre 10 a 20 mg de ácido cianídrico para cada 100gr de massa), e a mansa, também chamada de doce, macaxeira ou aipim (com até 10 mg de ácido cianídrico para cada 100gr de massa). Das mandiocas bravas e intermediárias são feitas as nossas farinhas, todas levadas à chapa para que o calor possa eliminar as quantidades de ácido cianídrico nelas contidas.

Explicação:

Respondido por Joselittle
4

Alternativa E.

As duas são verdadeiras, e existe relação causal da segunda com a primeira.

A mandioca, também conhecida como macaxeira, aipim, maniva ou castelinha, trata-se de uma planta tuberosa nativa da América do Sul e comumente cultivada desde a antiguidade nos territórios que compreendem essa região, sendo o alimento mais utilizado pelos índios.

A partir da mandioca, os índios faziam a farinha, o beiju e até mesmo  algumas bebidas, além de consumi-la com frutas ou carne.

O uso habitual da mandioca pelas antigas sociedades fez com que seu uso fosse aprimorado e assim se mantém até a atualidade.

Espero ter ajudado, bons estudos.

Perguntas interessantes