As três imagens a seguir se relacionam ao processo de ocupação e povoamento do Centro- Oeste.
Descreva, resumidamente, o que elas representam.
Soluções para a tarefa
Os comentários sobre as imagens fornecidas são dadas a seguir.
Explicação:
I. Ocupação, entre os séculos XVI e XVIII, pelos Bandeirantes que partiam da vila de São Paulo com o objetivo de descobrir ouro e pedras preciosas.
II. Construção de Brasília entre os anos de 1956 e 1960 sob o comando do então Presidente da República, Juscelino Kubitschek.
III. Expansão da fronteira agrícola no Centro-Oeste, conhecida como a “Marcha para o Oeste” iniciada na década de 1940 com o objetivo de atender à demanda de produtos primários, para a região Sudeste, a qual estava iniciando seu processo de industrialização.
Resposta:
Figura 1 : Durante os séculos XVI, XVII e XVIII, com o objetivo de descobrir ouro e pedras preciosas, os bandeirantes, partindo da vila de São Paulo, iniciaram a ocupação da região Centro-Oeste, que antes era uma área praticamente esquecida pelos colonizadores.
Figura 2: A inauguração de Brasília, a capital do país, em 1960, pelo presidente Juscelino Kubitschek, atraiu para a região migrantes de todo o Brasil.
Figura 3A “Marcha para o Oeste” foi um projeto desenvolvido por Getúlio Vargas durante a ditadura do Estado Novo com o objetivo de promover o desenvolvimento populacional e a integração econômica das regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil. O projeto promoveu a criação de pequenos núcleos de colonização, entretanto, teve resultados modestos.
Estado Novo e a Marcha para o Oeste
A marcha para o Oeste fez parte do programa de desenvolvimento econômico e populacional das regiões Norte e Centro-Oeste da ditadura do Estado Novo
Explicação:
História da Região Centro-Oeste
Durante os séculos XVI, XVII e XVIII, com o objetivo de descobrir ouro e pedras preciosas, os bandeirantes, partindo da vila de São Paulo, iniciaram a ocupação da região Centro-Oeste, que antes era uma área praticamente esquecida pelos colonizadores.
As cidades de Cuiabá, Rosário do Oeste, Diamantino e Paconé no Mato Grosso e Goiás, Luziânia, Rio Verde e Jaraguá no estado de Goiás, surgiram com a mineração.
Fortificações militares deram origem a cidade de Corumbá no Mato Grosso do Sul e Cárceres no estado de Mato Grosso.
Em 1890, o militar Marechal Cândido Rondon, nascido em Mato Grosso, de origem indígena, comandou a construção de uma linha telegráfica entre Cuiabá e a região do Rio Araguaia, que posteriormente foi estendida até Goiás.