As transformações na sociedade européia não estavam ocorrendo somente no campo das idéias, como era o caso da consolidação da ciência racional como ferramenta de interpretação do mundo, como defendiam os iluministas. Há também a consolidação do sistema capitalista, culminando com a Revolução Industrial, que ocorreu em meados do século XVIII e início do XIX na Inglaterra, gerando grandes transformações na vida das pessoas, sobretudo nas que viviam no campo ou do artesanato. Estes temas despertavam o interesse de críticos da época. LORES, Everaldo et al. Sociologia. Curitiba: SEED-PR, 2006. - 266 p. - texto adaptado). As duas grandes transformações sociais ocorridas nesse período (séc. XVIII e XIX) na Inglaterra que chamaram a atenção dos teóricos da sociologia, foram:
Soluções para a tarefa
O nascimento do capitalismo e o crescimento das metrópoles.
O nascimento da sociologia se deu durante o período de expansão do conhecimento da Europa.
Deste modo, para ser mais exato, vemos que ela nasceu no século XVIII e teve como mola propulsora as eventualidades aquele período, como a expansão do iluminismo, a revolução industrial, e, o aumento dos métodos de produção, que consequentemente mudaram a forma do homem de se organizar em sociedade.
Resposta:
A) primeiramente, a consolidação do capitalismo, através da Revolução Industrial, que alterou as relações do trabalho (do artesão para as indústrias); e, em segundo lugar, a saída do homem do campo para os centros urbanos que acabou por gerar vários problemas sociais, tais como: a hipertrofia social, a violência, a pobreza, dentre outros.
Explicação:
Devido a nova configuração político-econômica na Europa, o antigo artesão foi substituído pelo novo trabalhador das fábricas, alterando de forma acelerada as relações de trabalho e produtividade existentes na época. Com a falta de trabalho para a maioria dos indivíduos, há uma propagação da miséria e de suas variáveis na sociedade, tendo como as principais consequências a violência, a propagação de doenças, roubos e suicídios.