1.
Indica as zonas do corpo
onde predominam os
gânglios linfáticos.
2
.
Caracteriza a estrutura
dos gânglios linfáticos.
3.
Refere quais os leucóci-
tos que se encontram
nestas formações.
Explica a importância
dos gânglios linfáticos.
4.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- Clavícula: geralmente ficam aumentados devido a infecções nos pulmões, mamas ou pescoço; Axilas: quando inflamam podem ser sinal de uma infecção na mão ou no braço ou indicar problemas mais sérios como câncer de mama; Virilha: surgem inflamados quando há uma infecção na perna, no pé ou nos órgãos sexuais.
2- Os linfonodos, também denominados gânglios linfáticos, são pequenas estruturas (1 mm a 2 cm) formadas por tecido linfoide, que se encontram no trajeto dos vasos linfáticos e estão espalhadas por todo o corpo, filtrando a linfa antes que esta retorne à corrente sanguínea.
3- Os leucócitos são células sanguíneas especializadas em defender o corpo contra organismos estranhos. Os leucócitos (também chamados de glóbulos brancos), assim como as hemácias, são elementos figurados do sangue. Essas células são formadas no adulto dentro dos ossos, na medula óssea vermelha.
4- Os gânglios linfáticos são pequenas glândulas pertencentes ao sistema linfático, que estão espalhados pelo corpo e que são responsáveis por filtrar a linfa, recolhendo vírus, bactérias e outros organismos que podem provocar doenças.