As transformações do século XX abriram caminho para que os artistas rompessem com a forma tradicional de fazer arte. Escolha um dos movimentos que você estudou até aqui e identifique algumas diferenças entre esse novo movimento e a forma tradicional de fazer arte.
Soluções para a tarefa
Resposta:
São chamadas vanguardas europeias as diversas tendências artísticas que floresceram no continente europeu no início do século XX e que acabaram por influenciar todo o mundo ocidental. Em busca de uma ressignificação do que era considerado arte, os artistas das vanguardas romperam com todas as tradições anteriores, fazendo diversas experimentações com materiais e técnicas diversos, consolidando o caminho para o surgimento da chamada arte moderna. São elas:
Futurismo
Surrealismo
Cubismo
Expressionismo
Dadaísmo
“Vanguarda” é o nome dado às tropas militares que vão à frente em um exército, àqueles que são os primeiros – por isso a palavra metaforicamente também significa “pioneirismo”, justamente o que esses artistas representaram.
Resposta:
pop art
Explicação:
. Pop Art
Pop art é o nome dado a um movimento que ocorreu nos anos 60 nos EUA, inicialmente. Mais tarde, estendeu-se a outros lugares.
A ideia da pop art era criar um tipo de arte que estivesse mais conectada com a vida cotidiana e prática das pessoas. Para isso, foi usado como inspiração e base criativa a cultura de massas, presente nas histórias em quadrinhos, publicidade, cinema e tv.
Havia uma intenção crítica na pop art, exibindo como a vida de todos estava imersa em uma cultura industrial, que uniformiza as coisas e até mesmo pessoas, como celebridades. Entretanto, o movimento acabou se alimentando da própria cultura que buscava criticar.
As principais características dessa vertente foram a produção em série de imagens, o uso da serigrafia, referência em estrelas do cinema e cores intensas.
Vale ressaltar que esse movimento contribuiu para impulsionar uma nova fase no meio artístico, a arte contemporânea.
Andy Warhol (1930-1987) foi o maior expoente da pop art, houve também Roy Lichtenstein (1923-1997) e Richard Hamilton (1922-2011), que tiveram destaque.