[...] As transformações aconteceram na esfera urbana e no cotidiano das cidades. As fábricas trouxeram uma nova maneira de usar o tempo: o chamado "tempo das fábricas", isto é, o tempo do relógio, das horas, permeado pelas relações de produção nas fábricas, onde prevaleceu o tempo do trabalho, da alimentação e do descanso.
Portanto, com o surgimento das fábricas, e a partir da necessidade de controlar o tempo da produção de mercadorias, o controle social do tempo passou a ser efetivado para regular o trabalho dos operários nas fábricas. Foi assim que surgiu o "tempo do relógio". [...]
Esse texto destaca que a noção de tempo a partir do processo histórico da Revolução Industrial passou a
valorizar os elementos da natureza.
dividir a população em grupos sociais.
ser organizado de forma artificial.
ter um fundamento político.
Antes do surgimento das fábricas, as pessoas não conviviam com o tempo normatizado do relógio; e as orientações temporals eram realizadas pelas observações naturais (pelo Sol e estações do ano).
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Sobre a mudança da noção de tempo, a alternativa C é a correta. Após a Revolução Industrial, o tempo passou a ser organizado de maneira artificial.
Interpretando as informações do texto sobre a marcação do tempo
De acordo com o texto, com a chegada da Revolução Industrial, a noção de tempo teve que deixar de ser abstrata e percebida apenas a partir dos elementos da natureza.
Nesse sentido, o contexto econômico do funcionamento das fábricas ditou a organização do tempo de forma artificial, através do relógio.
Saiba mais sobre a Revolução Industrial em https://brainly.com.br/tarefa/42267666
#SPJ1
Anexos:
Perguntas interessantes