As tragédias de Eurípedes se diferenciam das produzidas pelos demais dramaturgos gregos por um conjunto expressivo de fatores, dentre os quais podemos destacar:
a) a utilização de um conjunto de imagens herdadas pela humanidade e que já estão em nossa mente em sua camada mais profunda, independente das experiências que temos ao longo da vida.
b) uma ênfase excessiva nos aspectos físicos dos personagens, associando vigor e força nas batalhas a proteção e estima dos deuses.
c) a elaboração e crítica de um complexo sistema de divindades, mostrando como a civilização grega tinha em seu interior uma mentalidade bastante mística.
d) a descrição da realidade social de sua época, dando espaço também ao cidadão comum da polis como protagonista, e a importância de suas personagens femininas, tão ou mais valorosas do que os
personagens homens.
e) a afirmação de uma subjetividade conduzida pela razão, o que coloca o autor como um precursor das ideias iluministas.
EH PRA HOJE PRFFVVV...
Soluções para a tarefa
Resposta:
bom dia aluna5417 !
Explicação:
a resposta certa é a letra D
d) a descrição da realidade social de sua época, dando espaço também ao cidadão comum da polis como protagonista, e a importância de suas personagens femininas, tão ou mais valorosas do que os
personagens homens.
Nas obras de Eurípedes predomina a discussão sobre os dilemas humanos, sociais e políticos dentro da cidade. Este é o grande fato que o diferencia dos demais autores de tragédias.
Outra característica importante nas obras de Eurípedes é o valor conferido às personagens femininas, sempre apresentadas com bravura e força psicológica, revelando serem por vezes cruéis e fascinantes.
Espero ter ajudado :)
As tragédias de Eurípedes:
d) a descrição da realidade social de sua época, dando espaço também ao cidadão comum da polis como protagonista, e a importância de suas personagens femininas, tão ou mais valorosas do que os personagens homens.
Eurípedes ficou conhecido como um realista e como o mais intelectual dos trágicos. Deu uma nova abordagem para mitos tradicionais: retratando os mais falíveis lados humanos de seus heróis e deuses, como o sofrimento, a vingança e loucura.
Foi pelo contato com sábios sofistas que Eurípedes, desenvolveu uma perspectiva social que sustentava a igualdade de escravos e senhores, homens e mulheres, cidadãos e estrangeiros.
A presença de personagens femininas fortes e complexas, também é notável nas obras de Eurípides: são mulheres vítimas, mas também vingadoras.
Bons estudos!