As tiras ironizam uma célebre fábula e a condutados governantes. Tendo como referência o estado atualdos países periféricos, pode-se afi rmar que, nessas his-tórias, está contida a seguinte ideiacrítica à precária situação dos trabalhadores ativose aposentados.necessidade de atualização crítica de clássicos daliteratura.menosprezo governamental com relação a ques-tões ecologicamente corretas.exigência da inserção adequada da mulher no mer-cado de trabalho.aprofundamento do problema social do desempre-go e do subemprego.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Crítica à precária situação dos trabalhadores ativos e aposentados.
Letra A
Com a leitura da tira, podemos compreender o pensamento do autor Henfil, que determina que a condição precária vivida pelos trabalhadores no país, que nada mais são que “pisados pelos governantes”.
Por sua vez, na tira apresentada do autor Thaves, conseguimos notar as extremas dificuldades que os aposentados passam a vida toda para trabalhar, para no final, serem pisados pelos governantes.
Na primeira leitura das alternativas, caso não tivesse a atenção necessária, seria capaz de marcar a alternativa E como certa, porque apresenta o problema social como uma situação voltada para a economia do mundo atual. Mas isso não existe apenas nos países mais pobres, mas também nos grandes centros.