As teorias sobre o desenvolvimento humano, em especial o infantil, tem apoiado muitos pais e profissionais que buscam disponibilizar os estímulos corretos para auxiliar para que a criança possa desfrutar de toda a sua capacidade. Neste contexto, pesquisadores já descobriram que mesmo o ser humano possuindo algum tipo de deficiência, ele é tão adaptável que as demais sensações e percepções ampliam-se, para que o desenvolvimento não seja prejudicado.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente o nome do expoente e a teoria por ele defendida:
Escolha uma:
a.
John Watson – Behavorismo.
b.
Sigmund Freud – Psicanalítica.
c.
Jean Piaget – Cognitiva.
d.
Granville Stanley Hall - Evolução Humana de Darwin.
e.
Lev Vigotski – Histórico-Cultural.
Soluções para a tarefa
A alternativa A está correta.
As teorias de Watson na perspectiva Behaviorista se interligam com as reflexões de Skinner, onde o condicionamento respondente é um tipo de interação em que a resposta é apresentada imediatamente após a apresentação do estímulo do funcionário.
Para ser mais exato, a obtenção do comportamento condicionado, é formada por esses estímulos, relacionados a uma determinada resposta,onde o condicionamento operante é um mecanismo que premia essa resposta até ele ficar condicionado a associar a necessidade à ação.
Resposta:
Lev Vigotski – Histórico-Cultural.
Explicação:
Para ele, o ser humano na presença de alguma deficiência, desenvolve o que chamou de mecanismos de compensação, que são responsáveis por garantir um desenvolvimento saudável (VIGOTSKI, 1997).
As ideias de Vigotski são bastante utilizadas no trabalho com crianças com deficiências, pois trazem uma compreensão sobre as capacidades do sujeito em se desenvolver mesmo na presença de uma deficiência biológica.