Administração, perguntado por silvacamila2050, 1 ano atrás

As teorias organizacionais, ao longo do tempo, passaram a relativizar a compreensão única de que os conflitos no ambiente do trabalho seriam somente disfuncionais para a organização, de modo geral. Deste modo, transcendendo a avaliações simplistas de que somente da harmonia organizacional se pode depreender desenvolvimento, o gestor da empresa “Errando e Crescendo”, pontua que os conflitos podem nos levar a diferentes reflexões, nos tirar da zona de conforto – nos conduzindo, quem sabe, a possibilidades de crescimento e de ação.

Com relação às consequências positivas do conflito, assinale a alternativa correta abaixo, com base em McShane e Glinow (2014):


a) Na empresa Errando e Crescendo o conflito positivo tornará o colaborador menos aberto às mudanças organizacionais.


b) Os conflitos da empresa Errando e Crescendo podem ter consequências positivas na medida em que refletirem na qualidade da tomada de decisão, com a verificação da lógica dos argumentos e do questionamento dos propósitos.


c) O conflito, no que tange às consequências positivas, amplia tanto o tempo para a realização das atividades demandadas quanto o compartilhamento de informações entre os membros de uma mesma equipe; diminuindo o estresse, bem como a insatisfação com o emprego.


d) O conflito identificado entre os membros de uma mesma equipe na empresa Errando e Crescendo amplia a coesão da equipe.


e) Os conflitos, interpretados de forma positiva, podem ampliar a política na organização.

Soluções para a tarefa

Respondido por josianefonseca78
53

Resposta:

Letra B

Explicação:

Dentre as consequências positivas do conflito podemos realçar a possibilidade de o funcionário mostrar-se mais “adaptável às mudanças do ambiente” (p. 289). Os autores destacam que o conflito identificado entre os membros da equipe e antagonistas externos é o tipo que pode ampliar a coesão da equipe (ao passo que o conflito entre os membros da equipe pode enfraquecer a coesão da mesma). Devemos considerar que a prática do conflito ocorre em um espaço de tempo (do trabalho) que poderia ser produtivo, gera menor compartilhamento de informações no contexto organizacional, aumentando, dentre outros, o estresse e a insatisfação do colaborador com o seu emprego (não é, se assim analisado, uma consequência positiva) (p. 289). Veja, se, por um lado, a tomada de decisão pode “sofrer porque as pessoas, diante do conflito, se sentem menos motivadas a compartilhar informações valiosas” (p. 290); por outro, a dissonância (discordância) sobre determinada questão (decisão), a oferta de diferentes categorias para análise, de novos argumentos que invalidem possibilidades não testadas ou que esvaziem falsos propósitos, podem legitimar determinada tomada de decisão, após possíveis verificações que emergem de conflitos diante de (p. 289). “O conflito alimenta a política nas organizações, por exemplo, motivando os funcionários a descobrirem maneiras de minar a credibilidade de seus oponentes” – explicam os autores (MCSHANE; GLINOW, 2014).

Respondido por vchinchilla22
0

Com referência à teoria organizacional, quanto às consequências positivas do conflito, a alternativa correta é a letra B).

  • Os conflitos da empresa Errando e Crescendo podem ter consequências positivas na medida em que refletirem na qualidade da tomada de decisão, com a verificação da lógica dos argumentos e do questionamento dos propósitos.

Teoria organizacional

A teoria organizacional se encarrega do estudo comparativo de todas as correntes relacionadas com a administração, ou seja, é a descrição e explicação da natureza, tais como, a tipologia, a estrutura, os processos e as funções do entidades.

Em vez disso, a teoria da organização é um conjunto de conceitos, princípios e hipóteses, que tenta explicar a interação existente entre as diferentes unidades organizacionais.

A teoria organizacional visa entender a estrutura das organizações.

Saiba mais sobre Teoria organizacional em: https://brainly.com.br/tarefa/54241136

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes