As teorias crítico-reprodutivistas surgidas na segunda metade do século XX, que demonstravam como a instituição escolar estava a serviço da ideologia da classe dominante capitalista e da reprodução das desigualdades de classes, geraram uma visão pessimista da função da escola. Contudo, também neste momento, muitos estudiosos acreditam que a escola é uma importante instituição que possibilita a democratização do conhecimento e a transformação social.
Para que a escola não seja um instrumento de reprodução das desigualdades sociais, seria preciso: Escolha uma:
a. Somente mudar as práticas avaliativas, pois são elas que permitem, segundo Foucault, o disciplinamento dos corpos, através dos exames.
b. Apenas capacitar o professor, pois, segundo Althusser, a escola é um Aparelho Ideológico de Estado e, portanto, o professor, conhecendo essa ideologia, poderá lutar contra ela.
c. Mudar a concepção da escola e, consequentemente, mudar a avaliação, pois somente assim a escola poderá exercer um potencial transformador. CORRETA
d. Segundo Bourdieu, a solução é fortalecer o caráter meritocrático da escola, pois, premiando o esforço, os estudantes poderão superar o déficit de capital cultural que trazem.
e. Políticas assistencialistas que eliminem as diferenças de capital cultural e permitam a todos as mesmas oportunidades de aprendizagem.
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
c. Mudar a concepção da escola e, consequentemente, mudar a avaliação, pois somente assim a escola poderá exercer um potencial transformador.
Respondido por
2
Resposta:
Mudar a concepção da escola e, consequentemente, mudar a avaliação, pois somente assim a escola poderá exercer um potencial transformador.
Explicação:
Perguntas interessantes