As teorias construtivistas se tornaram grandes influências no pensamento da educação e da escola de hoje, tendo como alguns de seus principais pensadores, Jean Piaget, Emília Ferreiro e Lev Semenovich Vygotsky.
Podemos afirmar que são verdadeiras as seguintes sentenças:
Em geral, os construtivistas defendem uma visão subjetiva do processo de aprendizagem, no qual se considera as capacidades inatas do sujeito como fonte da construção do conhecimento.
O construtivismo propõe uma superação do binômio empirismo-apriorismo, na medida em que considera que o aprendizado não deve ser focado somente nas capacidades do sujeito, tampouco somente na transmissão do conhecimento para um aluno passivo.
Jean Piaget elaborou uma psicologia genética que considera o processo de aprendizagem a partir da divisão da vida cognitiva da criança em fases de desenvolvimento.
Uma das críticas de Vygotsky à obra de Piaget diz respeito a ausência de uma preocupação com a realidade social dos estudantes. Influenciado pela teoria marxista e pela experiência revolucionária da Rússia, Vygotsky pensa o desenvolvimento do comportamento humano em uma relação dialética com a sociedade e a cultura.
Soluções para a tarefa
Respondido por
14
Resposta:
II, III e IV
Explicação:
acertei essa questão na avaliação
Respondido por
8
Considerando as teorias construtivistas, temos que as afirmativas corretas são as seguintes: II, III e IV.
O construtivismo defende a superação do binômio empirismo-apriorismo, visto que leva em consideração que o foco do aprendizado não deve ser apenas as capacidades do sujeito e a transmissão do conhecimento, considerando os alunos passivos.
Para Piaget, a psicologia genética corresponde ao processo de aprendizagem através da divisão da vida cognitiva dos alunos crianças, de acordo com as fases de desenvolvimento do mesmo.
Bons estudos!
Perguntas interessantes