As teorias clássicas desenvolvidas no âmbito da sociologia brasileira abordam principalmente a formação do povo brasileiro, a organização das instituições sociais e o desenvolvimento econômico do Brasil. A esse respeito, assinale a opção correta.
a)As teorias desenvolvidas para explicar a formação do Brasil desconsideram aspectos da miscigenação como instrumentos relevantes para estudar o país.
b)A escravidão ocorrida no território brasileiro, outrora colonial, é negligenciada nas produções sociológicas brasileiras devido a sua complexidade analítica.
c)A sociologia brasileira é caracterizada por uma grande produção teórica relacionada aos fatores de miscigenação da população e pela influência que essa diversidade de etnias exerceu sob o desenvolvimento e a organização das instituições e estruturas sociais brasileiras.
d)A sociologia brasileira analisa as desigualdades sociais e raciais no Brasil a partir de uma única perspectiva, conforme a qual a própria população é responsável pelas mazelas sociais existentes.
e) A produção cultural e a formação da ética e da moral do povo brasileiro denotam aspectos socialmente construídos e não possuem relação com os processos de colonização no Brasil.
Soluções para a tarefa
Resposta: C
Explicação: Dois grandes nomes que pensaram o Brasil numa perspectiva das ciências sociais foram Gilberto Freyre e Sergio Buarque de Holanda. O primeiro autor vê o contato e miscigenação de três raças (indígena, nativa do território invadido onde hoje se localiza o Brasil; branca, que veio da Europa; e negra, que descendem de africanos sequestrados da África) como sendo pilares centrais para a formação do Brasil. Portanto, a questão racial e a miscigenação são centrais para Freyre, de modo que a questão A é descartada. Ainda em Freyre, a escravidão da população negra/africana (e também a escravidão indígena, que é relativizada e amenizada pelo autor ao ser tratada como mera "servidão") também tem grande atenção em suas obras. O que descarta a opção B. Para Sergio Buarque de Holanda, um dos temas centrais para entender o povo brasileiro, o Brasil e suas respectivas formações, é o chamado "jeitinho brasileiro", então o autor cunha o termo "Homem Cordial". O conceito analisa o brasileiro em nivel ético e comportamental, que tiveram bastante influência na formação do Brasil. Portanto a questão E está incorreta. Houveram na literatura sociológica brasileira diversos autores com diferentes abordagens. Freyre e Holanda foram usados como exemplo. Dessa forma não é possível afirmar que a sociologia brasileira possuí uma única perspectiva, descartando a resposta D. Outros autores que pensaram o Brasil podem ser citados: Antônio Cândido, Darcy Ribeiro, Caio Prado Jr., Florestan Fernandes. Esse último, tal qual Freyre, via a questão racial como fundamental para se entender o Brasil. A questão C é a correta, pois a questões étnico-raciais e a miscigenação são elementos muito presentes no pensamento social brasileiro.