As tensões sociais se agravaram com o desenvolvimento industrial. Homicídio, alcoolismo e suicídio são alguns dos fatos que geraram preocupação para o destino da vida social na cidade. AGUIAR, Gilson; VALENCIANO, Tiago. Fundamentos Sociológicos e Antropológicos da Educação. Maringá-Pr.: Unicesumar, 2018. O trecho acima menciona o suicídio, sendo um dos fenômenos que acontecem na sociedade e que foi analisado por Émile Durkheim. Diante disso, considerando a temática do suicídio, é correto afirmar que:
Alternativas
Alternativa 1:
Segundo Durkheim, o suicídio acontece a partir da condição coletiva do fenômeno e não pela particularidade.
Alternativa 2:
Segundo Durkheim, o suicídio é um tipo de solidariedade mecânica, por isso acontece a partir da condição coletiva.
Alternativa 3:
Segundo Durkheim, a quantidade de pessoas que se suicidam tem diminuído. No Brasil, o índice médio é de 12 por dia.
Alternativa 4:
Segundo Durkheim, os casos de suicídio entre os jovens é maior devido ao grande conforto social proporcionado pelas famílias.
Alternativa 5:
Segundo Durkheim, o suicídio acontece a partir da condição particular e não deve ser divulgado para que outras pessoas não o cometam.
Soluções para a tarefa
Alternativa 5 está correto.
Podemos destacar os três tipos de suicídio segundo o autor:
- O suicídio anônimo:
- O suicídio altruísta;
- E o suicídio egoísta.
Durkheim para validar o método científico na pesquisa sociológica utilizou três elementos: A Coercitividade, exterioridade e a generalidade para exemplificar o fato social.
Vale ressaltar que Durkheim partiu do pressuposto básico que a sociedade de organizava a partir de um mecanismo bem estruturado, onde todos são iguais dentro das diferenças, pertencendo a um mesmo ambiente, característica da solidariedade orgânica, refletida também pelo autor.
A resposta correta segundo o estudo da teoria proposta por Durkhein e pelo livro é a letra A, pois, no livro diz que:
"Temos que lembrar que o suicídio, para Durkheim, é um fato social, analisado pela condição coletiva do fenômeno e não pela sua particularidade. Não
interessa quem o cometeu, mas quais os fatores que o fazem ocorrer em determinada proporção e com um perfil que se destaca na ordem social. Dessa forma,
por mais que o suicídio pareça, a uma primeira vista, uma decisão do indivíduo,
ele é visto pela Sociologia como uma condição construída pela sociedade, um
ambiente fértil para o autoextermínio."