As síndromes infecciosas necessitam de monitoramento da CCIH, devido ao risco de infecção e surtos nos estabelecimentos de saúde, colocando em risco a segurança do paciente. Em relação a essas síndromes, assinale a alternativa correta:
a)
As infecções do trato urinário são raras, equivalendo a menos de 10% dos casos, com prevalência em pacientes do sexo masculino.
b)
As infecções ósseas ocorrem especialmente devido a algum trauma, não sendo importante a condição da pele.
c)
No caso das infecções da pele, principalmente do sítio cirúrgico, o agente etiológico é apenas o Staphylococcus aureus.
d)
Embora a bacteremia seja a indicação de microrganismos na corrente sanguínea, não há risco importante para o paciente.
e)
A pneumonia hospitalar aparece 48 horas após a hospitalização e traz grandes riscos aos pacientes.
Soluções para a tarefa
Resposta:
E
Explicação: A pneumonia de origem hospitalar é definida como aquela que aparece após um período maior ou igual a 48 horas de admissão, e não está incubada no momento da hospitalização. A bacteremia é um risco importante para o paciente, podendo evoluir para sepse e sendo um fenômeno de grande relevância diagnóstica, pois frequentemente está associada a um aumento considerável nas taxas de morbidade e mortalidade, além de representar uma das mais significativas complicações no processo infeccioso, o que torna a hemocultura um exame de importante valor preditivo de infecção. As infecções da pele não envolvem apenas o Staphylococcus aureus, mas outros patógenos como: Staphylococcus epidermidis, Streptococcus grupo A, Enterobactérias, Enterococos, Bacteroides spp. e Clostridium spp. As infecções ósseas não ocorrem apenas após um trauma, mas por nutrição deficiente e presença de corpo estranho. No caso das infecções urinárias, estas têm prevalência de crianças e mulheres e são responsáveis por 30 a 50% das infecções relacionadas às IRAS – Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde.