As sementes do modernismo foram plantadas no começo do século XX, quando os valores da sociedade ocidental da época se viram ameaçados por mudanças culturais e políticas de longo alcance, como a disseminação do marxismo, o crescimento da psicanálise, a expansão da comunicação de massa e avanços tecnológicos, como o desenvolvimento do automóvel. Pintores, escritores e escultores rejeitaram as formas de arte e literatura "tradicionais" e saíram em busca de novos modos de representar o mundo industrializado fragmentado e acelerado ao seu redor, muitas vezes motivados pela crença no progresso e na visibilidade das utopias sociais. São escultores representantes desta época:
a. Constantin Brancusi, Pablo Picasso, Alberto Giacometti e Henry Moore.
b. Constantin Brancusi, Michelangelo, Alberto Giacometti e Henry Moore.
c. Michelangelo, Pablo Picasso, Alberto Giacometti e Henry Moore.
d. Pablo Picasso, Alberto Giacometti, Bernini e Henry Moore.
e. Constantin Brancusi, Pablo Picasso, Alberto Giacometti e Auguste Rodin.
Soluções para a tarefa
Os escultores do modernismo são e. Constantin Brancusi, Pablo Picasso, Alberto Giacometti e Auguste Rodin.
O Modernismo foi um movimento artístico e cultural originado na Europa, cujo intuito dos artistas eram romper com os padrões de arte da época. O objetivo era criar produções que representasse a sociedade moderna.
O movimento surgiu ainda na primeira metade do século XX, evidente com artistas como Constantin Brancusi, considerado um dos principais nomes da arte modernista.
Pablo Picasso, cuja obra mais famosa é Guernica, também foi fundamental para a expansão o movimento, além de Giacometti e Rodin.
No Brasil, o movimento modernista iniciou na Semana de Arte Moderna, em 1922, em São Paulo, com artistas como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade, Mario de Andrade, etc.
Abraços!