As ruínas do povoado de Canudos, no sertão norte da Bahia , além de significativas para a identidade cultural dessa região, são úteis às investigações sobre a Guerra de Canudos e o modo de vida dos antigos revoltosos. Essas ruínas foram reconhecidas como património cultural material pelo Iphan (Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional) porque reúnem um conjunto de A) objetos arqueológicos e paisagísticos. B) acervos museológicos e bibliográficos. C) núcleos urbanos e etnográficos. D) práticas e representações de uma sociedade. E) expressões e técnicas de uma sociedade extinta.
Soluções para a tarefa
Olá!
A resposta correta é a Letra A – objetos arqueológicos e paisagísticos.
Vale lembrar que a comunidade formada em Canudos além de um importante movimento messiânico liderado por Antonio Conselheiro, tornou-se símbolo contra o poder do coronéis.
Nesse sentido, sua destruição revela uma tentativa de apagar da história os passos tomados por um movimento de sertanistas. Logo, suas ruínas revelam objetos arqueológicos e paisagísticos que ajudam a compreender o movimento e o modo de vida daquela comunidade no interior do sertão.
Bons estudos!
As ruínas em referência à Guerra de Canudos, revelam-se como importantes objetos arqueológicos e paisagísticos, já que guardam a memória dos revoltosos que evidenciam a identidade cultural (Alternativa A).
Características das Ruínas de Canudos
A Guerra de Canudos pôde ser eternizada, também, em função das ruínas que hoje são tombadas pelo IPHAN. Estas ruínas compreendem objetos fundamentais para o entendimento de historiadores sobre o estilo de vida, assim como se desenvolveu a guerra, por conta de acervos históricos, como objetos arqueológicos e paisagísticos.
Mais sobre ruínas de canudos: brainly.com.br/tarefa/1318742
#SPJ3