ENEM, perguntado por SuelenRanjos5702, 1 ano atrás

Substitui-se então uma história crítica, profunda, por uma crónica de detalhes onde o patriotismo e a bravura dos nossos soldados encobrem a vilania dos motivos que levaram a Inglaterra a armar brasileiros e argentinos para a destruição da mais gloriosa república que já se viu na América Latina, a do Paraguai. CHIAVENATTO, J. J. Genocídio americano: A Guerra do Paraguai. São Paulo: Brasiliense, 1979 (adaptado). O imperialismo inglês, “destruindo o Paraguai, mantém o status quo na América Meridional, impedindo a ascensão do seu único Estado economicamente livre”. Essa teoria conspiratória vai contra a realidade dos fatos e não tem provas documentais. Contudo essa teoria tem alguma repercussão. DORATIOTO, F. Maldita guerra: nova história da Guerra do Paraguai. São Paulo: Cia. das Letras, 2002 (adaptado). Uma leitura dessas narrativas divergentes demonstra que ambas estão refletindo sobre A) a carência de fontes para a pesquisa sobre os reais motivos dessa Guerra. B) o caráter positivista das diferentes versões sobre essa Guerra. C) o resultado das intervenções britânicas nos cenários de batalha. D) a dificuldade de elaborar explicações convincentes sobre os motivos dessa Guerra. E) o nível de crueldade das ações do exército brasileiro e argentino durante o conflito.

Soluções para a tarefa

Respondido por thaissacordeiro
286
Olá.


Conforme o enunciado, compreende-se que a alternativa correta é a letra D.



Isto pode ser explicado porque ambos os textos de Chiavenatto e do Doratioto falam sobre a mesma temática, ou seja, a Guerra do Paraguai.

Mesmo falando sobre o mesmo assunto, apresentam visões diferentes acerca do tema, já que para Chiavenatto acredita que a Inglaterra desempenhou um papel fundamental para a eclosão da Guerra.

Por sua vez, Doratioto acredita que tal afirmação pode ser constatada com base na ciência, mostrando assim, que por falta de fontes históricas, a afirmativa não pode ser considerada justificável.

Espero ter ajudado!
Respondido por dbrclx
1

Sobre o Brasil Império e as leituras das narrativas sob análise, percebe-se que os textos tratam da:

  • D) a dificuldade de elaborar explicações convincentes sobre os motivos dessa Guerra.

Guerra do Paraguai

A guerra do Paraguai é considerada como a maior guerra já ocorrida na América Latina, ela foi desencadeada pelos diferentes interesses entre as nações platinas.

Ocorre que, os textos sob análise trazem diferentes visões das possíveis justificativas que motivaram a guerra, já que o texto de Chiavenatto reforça a importância da Inglaterra nesse acontecimento, se contraponto ao texto de Doratioto, que afirma que não há comprovação histórica desse fato.

Aprenda mais sobre a guerra do Paraguai em:

https://brainly.com.br/tarefa/610432

#SPJ3

Anexos:
Perguntas interessantes