As revoluções de 1848 tiveram muito em comum; não apenas pelo fato de terem ocorrido quase simultaneamente, mas também porque seus destinos estavam cruzados. Todas possuíam um estilo e sentimento comum, uma atmosfera curiosamente romântico-utópica e uma retórica similar. Era a primavera dos povos — e, como primavera, não durou. Campos, f. ; claro, r. Oficinas de história. São paulo: leya, 2013. A chamada primavera dos povos apresentou-se em meados do século xix como uma enorme esperança de mudanças políticas e sociais no continente europeu e fora dele. No brasil, o movimento revolucionário que sofreu a influência desse episódio foi a
Soluções para a tarefa
O movimento revolucionário brasileiro que teve influência do movimento da primavera dos povos foi a Revolução Praieira em Pernambuco.
Primavera dos Povos
Originalmente associado às revoluções da Europa Central e Oriental em 1848, a "Primavera dos Povos" expandiu os direitos das minorias dando uma resposta à política de reconstrução continental que norteou as decisões socialistas dos estados europeus após a derrota de Napoleão.
Podemos observar a propagação global dessa onda revolucionária se considerarmos a Revolução Praieira, ocorrida em Pernambuco, como parte da "primavera dos povos".
A Revolução Praieira durou de 1848 a 1850 na província de Pernambuco e foi a última rebelião provincial no Brasil durante o período imperial. Este evento estava enraizado em debates políticos entre conservadores e praieiros na década de 1840.
Saiba mais sobre a Revolução Praieira, aqui:
brainly.com.br/tarefa/1291740
#SPJ4