As relações sociais, produzidas a partir da expansão do mercado capitalista e o sistema de fabrica e seu estagio superior tomaram possível o desenvolvimento de uma determinada tecnologia, isto e aquela que supõe a priori a exposição dos saberes daqueles que participam do processo de trabalho .nesse sentindo foi no sistema de fabrica que uma data tecnológica pode se impor não apenas como instrumento para incrementar a produtividade do trabalho mas muito principalmente como instrumento para controlar disciplinar e hierarquizar esse processo de trabalho. Mais do que trocar ferramentas pela utilização de maquinas o capitalismo por meio do sistema de fabrica expropriou o trabalhador do seu saber fazer provocando assim
Soluções para a tarefa
A questão está incompleta, seguem abaixo as alternativas:
a) a desestruturação de atividades lucrativas praticadas pelos artesãos ingleses desde a Baixa Idade Média.
b) a divisão e a hierarquização do processo laboral, que ocasionaram o distanciamento do trabalhador do seu produto final.
c) o movimento dos trabalhadores das áreas urbanas em direção às rurais, devido à escassez de postos de trabalho nas fábricas.
d) a organização de grupos familiares em galpões para elaboração e execução de manufaturas que seriam comercializadas.
e) a associação da figura do trabalhador à do assalariado, fato que favorecia a valorização do seu trabalho e a inserção no processo fabril.
A alternativa correta é a B.
Durante o primeiro século no pós Revolução Industrial, o trabalho passou a ser cada vez mais fragmentado, específico, alienando o operário do produto final.
Isso aconteceu a partir da produção em massa, com as esteiras, onde cada funcionário possuía uma tarefa extremamente específica e repetitiva, barateando inclusive os custos para o proprietário da empresa. As condições de trabalho eram muitas vezes insalubres.
Resposta:
Explicação:
B a divisão ea hierarquização do processo laboral,que ocasionaram o distanciamento do trabalhador do seu produto final.