Português, perguntado por Josiane201823, 3 meses atrás

As relações dialógicas são indispensáveis para a prática da linguagem, visto que elas serão responsáveis pela produção das relações de sentido no ato comunicativo. Sendo assim, é razoável afirmar que, a partir delas, será possível aos parceiros de interação construírem sentidos para os enunciados, textos, discursos, etc. Com base no exposto, leia as assertivas que seguem:   I. Todo enunciado trata-se de um discurso, propriamente dito, ou parte dele, associado ao contexto em que é produzido;   II. Todo enunciado, de acordo com a teoria de Mikhail Bakhtin, é considerado como um diálogo entre falantes de uma determinada língua em situações efetivas de uso;   III. Para Bakhtin, será por meio da língua – seja ela oral ou escrita – que diferentes tipos de enunciado serão formados, produzindo, portanto, diferentes gêneros do discurso;   IV. Ao materializar situações comunicativas recorrentes, considerando a convergência do gênero discursivo com o social, gêneros textuais serão emergidos, ou seja, textos que fazem parte da experiência diária do usuário da língua e que apresentam características definidas, como: composição, funções e objetivos comunicativos.     É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: III, apenas. Alternativa 2: I e II, apenas. Alternativa 3: I e IV, apenas. Alternativa 4: II, III e IV, apenas. Alternativa 5: I, II, III e IV. Responder Finalizar   ​


bruniverso99: 3: I e IV
oficialandersonlopes: A questão trata da Teoria Dialógica do linguista russo Bakhtin, segundo a qual o Dialogismo (arte de dialogar) representa o princípio da linguagem. Quer dizer que a Polifonia é o processo pelo qual um texto revela a presença de outras obras dentro de si.

Soluções para a tarefa

Respondido por sandinhoae
2

Resposta:

I,II,,II,IV

Explicação:

..o enunciado reflete as condições específicas e as finalidades de cada esfera, .... Página 34 do livro Práticas em Língua Inglesa I.

Respondido por vivianecrventura
1

A questão trata da Teoria Dialógica do linguista russo Bakhtin, segundo a qual o Dialogismo (arte de dialogar) representa o princípio da linguagem. Quer dizer que a Polifonia é o processo pelo qual um texto revela a presença de outras obras dentro de si.

- Alternativa 5: I, II, III e IV

A Teoria Dialógica de Bakhtin

As alternativas descrevem os desdobramentos dessa teoria.

I - V - O enunciado, seja escrito ou falado, presume uma comunicação, sendo, portanto, a unidade do discurso.

II - V - O diálogo confere ao homem a característica de indivíduo que se constitui através da relação dialógica entre duas pessoas. De acordo com essa definição, todo enunciado é dialógico por natureza.

III - V - Segundo Bakhtin, as palavras unem todas as esferas de atividade humana. Cada esfera produz seu próprio repertório de discursos. Isso quer dizer que cada pessoa depara-se com vários tipos de texto em seu dia-a-dia, os quais são conhecidos e identificados pela prática, seja ela escrita ou falada.

IV - V - Os gêneros textuais são estruturas relativamente estáveis de composição, surgindo e adaptando-se conforme a necessidade. Através deles, tornam-se possíveis as intervenções sociais escritas e faladas. Ou seja, através dos gêneros textuais, torna-se possível exercer a comunicação conforme o contexto de necessidade: troca de mensagens rápidas, registro de um acontecimento histórico, descrição de um objeto, pesquisas científicas, etc.

Saiba mais sobre a linguagem segundo Bakhtin em https://brainly.com.br/tarefa/28157883

#SPJ2

Perguntas interessantes