“As regras alimentares de uma sociedade apresentam profundas dimensões culturais, que residem no âmago de cada ser. Qualquer procedimento agramatical pode transtornar violentamente um indivíduo: Certa vez conheci a esposa de um comerciante do Arizona que tinha um prazer algo diabólico em produzir reações culturais. Servia a seus convidados, não raro, deliciosos sanduíches recheados com uma carne que parecia algo entre o frango e o atum, quando lhe faziam perguntas não dava resposta alguma até que cada um tivesse comido a sua porção. Explicava então que o que tinham comido não era nem frango nem atum, mas a carne branca e suculenta de cascavéis recentemente mortas. A reação era imediata: acessos de vômitos, não raros violentos.” (José Carlos Rodrigues – Tabu do corpo). Essa “experiência” antropológica narrada no texto acima pelo professor José Carlos Rodrigues aponta para fenômenos registrados pelos antropólogos. Sob esse contexto, analise as afirmativas.
I. Serpentes, sobretudo as cascavéis, são animais impróprios ao consumo alimentar humano devido ao seu poderoso veneno. Os acessos de vômito das pessoas podem ser explicados pela tentativa natural do corpo em eliminar de si a substância tóxica.
II. A carne de cascavel não é um alimento biologicamente assimilável pelo sistema gastrointestinal dos seres humanos, daí os violentos acessos de vômito dos convidados da comerciante americana como reação natural do corpo para expulsar o alimento impróprio.
III. O processo biológico da alimentação também está vinculado a uma trama cultural, fato que pode interferir no processo digestivo dos seres humanos.
IV. A cultura interpõe-se entre o ser humano e o mundo natural articulando sentidos que separam aquilo que se deve daquilo que não se deve ingerir, aquilo que é saboroso daquilo que é repugnante. Esse fato interfere diretamente nas relações entre o plano biológico e o plano psíquico das pessoas.
V. O aspecto biológico do ser humano não mantém conexões importantes com seu universo cultural.
Escolha a alternativa correta.
Soluções para a tarefa
As afirmativas III e IV estão corretas.
O aspecto biológico do ser humano mantém conexões importante com o seu universo cultural, por exemplo, os diferentes hábitos alimentares dos diferentes povos, e o desenvolvimento maior de uma capacidade em uma cultura do que em outras.
A alimentação é um exemplo, enquanto alguns povos estão acostumados a comer um tipo de animal, como a cascavel, outras culturas não estão, tanto é que os individuo da questão só passaram a vomitar quando souberam que a carne era de cascavel, e não de frango, até então eles estavam bem.
Espero ter ajudado!
Resposta: B) As alternativas III e IV estão corretas.
Explicação: III. O processo biológico da alimentação também está vinculado a uma trama cultural, fato que pode interferir no processo digestivo dos seres humanos.
IV. A cultura interpõe-se entre o ser humano e o mundo natural articulando sentidos que separam aquilo que se deve daquilo que não se deve ingerir, aquilo que é saboroso