As regiões brasileiras são agrupamentos das unidades da federação com o propósito de ajudar as interpretações estatísticas, implantar sistemas de gestão de funções públicas de interesse comum ou orientar a aplicação de políticas públicas dos governos federal e estadual. Há também outra forma de regionalização não-oficial, criada por especialistas em geografia, na qual o Brasil é dividido em três complexos geoeconômicos. Assinale, nas opções abaixo, aquela que apresenta, de forma correta, os três complexos geoeconômicos. *
1
a) Amazônia, Centro-Sul e Pantanal
b) Centro-Sul, Nordeste e Pantanal
c) Amazônia, Nordeste e Centro-Sul
d) Nordeste, Sudeste e Centro-Sul
e) Pantanal, Centro-Oeste e Nordeste.
Soluções para a tarefa
Resposta:
C) Amazônia, Nordeste e Centro-Sul
Explicação:
Amazônia: compreende toda a floresta Amazônica brasileira e também os todos os outros estados da região norte, além também da maior parte do território do Mato Grosso do Sul e também da parte oeste do território do território do Maranhão.
É a região com baixa densidade demográfica.
Em termos econômicos se destaca no setor agropecuário, extrativismo vegetal, mineração e o setor industrial (Manaus).
Centro-Sul: abrange os estados de Minas Gerais (exceto parte do norte), Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso (extremo sul) e Tocantins (extremo sul).
É a região mais urbanizada que concentra a maior parte do parque industrial do Brasil, possuindo modernas área de atividade agrícola, comércio e as universidades do país.
Em termos econômicos, é a região mais desenvolvida.
Nordeste: abrange os estados de Maranhão (porção leste) e Minas Gerais (pequena parte da região norte).
É a região onde teve o início do processo de povoamento pelo colonizador europeu. Em seu interior é possível observar um clima semiárido com grandes contrastes locais.
É subdividida em Meio Norte, Sertão, Zona da Mata e Agreste.
Em termos econômicos é uma região de grandes contrastes.