História, perguntado por BrasilArmy, 10 meses atrás

As reformas religiosas do século XVI não apenas romperam a unidade do cristianismo no Ocidente mas modificaram as estruturas eclesiásticas e a doutorado da salvação. Sobre essas reformas assinale V ( verdadeiro) ou F (falso).

1.( ) Os luteranos entendiam a reforma como restauração do verdadeiro cristianismo contra a laicização da reforma de Roma.

2.( ) A Reforma Anglicana em 1534, pelo Ato de Supremacia de Henrique VIII, criou uma Igreja Nacional na Inglaterra, modificando o culto religioso.

3.( ) Calvino tornou o culto mais complexo, condenou a doutrina da predestinação e recusou sacramentos como o batismo e a comunhão.

4.( ) Contra-Reforma católica definiu medidas de combate aos protestantes: criou colégios destinados ao ensino dos jovens, difundiu a catequese entre os povos não cristãos e conteve o protestantismo utilizando os tribunais da Inquisição.

5.( ) Do Concílio de Trento saiu uma Igreja reformada e modernizada. A autoridade papal foi diminuída e a doutrina tradicional da salvação competente negada com a criação do Catecismo e do Missal. ​

Soluções para a tarefa

Respondido por niltonhiagooxik1l
30

1 - V , pois Lutero defendia um cristianismo sem indulgências, algo que naquele período era comum

2 - F, o fato do Henrique VIII ter feito isso não alterou profundamente a religião da Inglaterra, mas serviu para favorecer aspectos de sua vida pessoal.

3 - F, calvino não condenava predestinação, pelo contrário.

4 - V, a Igreja Católica utilizou bastante os tribunais da inquisição para guilhotinar muitos protestantes.

5 - F, a autoridade papal foi reafirmada e aumentada.


BrasilArmy: obg
Perguntas interessantes