As redes de alta tensão para transmissão de energia elétrica geram campo magnético variável o suficiente para induzir corrente elétrica no arame das cercas. Tanto os animais quanto os funcionários das propriedades rurais ou das concessionárias de energia devem ter muito cuidado ao se aproximarem de uma cerca quando esta estiver próxima a uma rede de alta tensão, pois, se tocarem no arame da cerca, poderão sofrer choque elétrico.
Para minimizar este tipo de problema, deve-se:
A Fazer o aterramento dos arames da cerca.
B Acrescentar fusível de segurança na cerca.
C Realizar o aterramento da rede de alta tensão.
D Instalar fusível de segurança na rede de alta tensão.
E Utilizar fios encapados com isolante na rede
de alta tensão.
Soluções para a tarefa
Letra a.
Por intermédio da realização de aterramento nos arames da cerca, seus fios de corrente passarão a ser equivalentes a zero volts, o que promove uma igualdade entre o potencial do arame com o da terra. Logo, o aterramento compreende a melhor alternativa para evitar a ocorrência de acidentes.
A relevância portanto, da questão acima, está direcionada ao contexto da diferença de potencial, bem como de sua relevância para a ocorrência de choques.
Para minimizar os choques gerados pelo campo magnético de redes de alto tensão deve-se fazer o aterramento dos arames da cerca (alternativa a). Fazendo o aterramento essas correntes elétricas serão transmitidas para à terra, o que evita que algum indivíduo ou animal leve um choque ao tocar na cerca.
Para quê serve e o que é um aterramento?
O processo de aterramento consiste na conexão de correntes elétricas com à terra, por intermédio de um fio-terra, isso fará com que a voltagem se iguale a zero. Através dessa técnica pode-se evitar choques e danos nos equipamentos. Existem vários tipos de aterramento, é necessário o conhecimento do melhor tipo para cada situação.
Aprenda mais sobre aterramento em: https://brainly.com.br/tarefa/19573067
#SPJ3