As rampas de acesso que dão maiores facilidades de mobilidade para pessoas com necessidades especiais são planos inclinados. Assim como alavancas e roldanas, os planos inclinados são considerados máquinas simples, pois facilitam na realização de um trabalho, permitindo, por exemplo, a um cadeirante, ao subir uma rampa
A aplicar uma força menor do que o peso do conjunto (cadeira + pessoa), porém por uma distância maior do que aquela que seria percorrida verticalmente para subir.
B aplicar uma força igual ao peso do conjunto (cadeira + pessoa), porém por uma distância maior do que aquela que seria percorrida verticalmente para subir.
C aplicar uma força menor do que o peso do conjunto (cadeira + pessoa), porém por uma distância menor do que aquela que seria percorrida verticalmente para subir.
D aplicar uma força maior do que o peso do conjunto (cadeira + pessoa), porém por uma distância maior do que aquela que seria percorrida verticalmente para subir.
E aplicar uma força maior do que o peso do conjunto (cadeira + pessoa), porém por uma distância menor do que aquela que seria percorrida verticalmente para subir.
Soluções para a tarefa
Uma rampa permite diminuir a força em troca de aumentar a distância (alternativa A).
Os erros nas outras alternativas são por causa da troca dos efeitos.
A alternativa B está errada por dizer que a força aplicada é igual a força peso. Já a alternativa C diz que tanto a força quanto a distância diminuem e a D inverte dizendo que aumenta a força e diminui a distância.
Para subir de um local para outro (por exemplo, do primeiro para o segundo andar), a menor distância a se percorrer é a linha reta vertical.
Uma forma de fazer isso é subindo uma escada de mão ou subindo por uma corda.
Qualquer outro caminho que não seja vertical (subir uma parede) equivale a aumentar a distância de percurso. Isto inclui até as escadas.
Quanto mais próximo da horizontal for o ângulo da rampa, menor a quantidade de força será necessária para subir. Mas em contra partida você terá que andar uma distância maior para alcançar aquela altura se comparado com subir diretamente pela vertical.