As raízes do racismo
Somos seres tribais que dividem o mundo em dois grupos: "o nosso" e o "deles".
Esse é o início de um artigo sobre racismo publicado na revista Science, como parte de uma seção sobre conflitos humanos, leitura que recomendo a todos.
Tensões e suspeições intergrupais são responsáveis pela violência entre muçulmanos e hindus, católicos e protestantes, palestinos e judeus, brancos e negros, heterossexuais e homossexuais, corintianos e palmeirenses.
Em um experimento clássico dos anos 1950, psicólogos americanos levaram para um acampamento adolescentes que não se conheciam. Ao descer do ônibus, cada participante recebeu aleatoriamente uma camiseta de cor azul ou vermelha. [...]
A observação precisou ser interrompida antes da data prevista, por causa da violência na disputa de jogos e das brigas que irrompiam entre azuis e vermelhos.
Nos anos que se seguiram, diversas experiências semelhantes, organizadas com desconhecidos reunidos de forma arbitrária, demonstraram que consideramos os membros de nosso grupo mais espertos, justos, inteligentes e honestos do que os "outros".
Parte desse pré-julgamento que fazemos "deles" é inconsciente. [...]
Nos últimos 40 anos, surgiu vasta literatura científica para explicar por que razão somos tão tribais. [...]
Seres humanos são capazes de colaborar uns com os outros numa escala desconhecida no reino animal, porque viver em grupo foi essencial à adaptação de nossa espécie. Agrupar-se foi a necessidade mais premente para escapar de predadores, obter alimentos e construir abrigos seguros para criar os filhos.
A própria complexidade do cérebro humano evoluiu, pelo menos em parte, em resposta às solicitações da vida comunitária.
VARELLA, D. Disponível em: drauziovarella.com.br. Acesso em: 9 nov. 2014.
Assim como nos trechos destacados, nesse texto Drauzio Varella utiliza, predominantemente, argumentos
a) de comparação.
b) de alusão histórica.
c) com provas concretas.
d) consensuais.
e) de presença.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Olá,
Ao longo do texto o médico Drauzio Varella traz exemplos históricos e mostra como a evolução do ser humano fez com que as pessoas se tornassem comunitárias, pois a vida em grupo e a aglutinação de pessoas foi decisiva para a sobrevivência da espécie humana.
E sabendo disso, basicamente, Drauzio Varella faz uma alusão histórica, demonstrando em vários exemplos como a teoria evolucionista demonstra o papel da "tribalização" do homem, isto é, o surgimento dos grupos e a oposição a outrem.
Letra B.
Abraços!
Perguntas interessantes
Português,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Inglês,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
ENEM,
1 ano atrás