As propriedades do sistema respiratório são fatores importantes para proporcionar uma adequada ventilação pulmonar. Algumas doenças podem provocar alterações nessas propriedades, dificultando a disponibilização do oxigênio para as células. Dentre as doenças que acometem essas propriedades, a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) figura como uma das doenças crônicas não transmissíveis mais frequentes. Considerando esse contexto, analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. I. O paciente com DPOC relata uma sensação de “falta de ar”, mas, na verdade, fisiologicamente, existe um excesso de ar nos alvéolos com pouco oxigênio. PORQUE II. A complacência pulmonar desses pacientes é diminuída e, durante a expiração, menor quantidade de ar é exalado, provocando um aprisionamento aéreo, que ocasiona menor mobilização do ar na ventilação. Assinale a alternativa correta em relação a essas asserções: a) As asserções I e II são verdadeiras, e a II justifica a I. b) As asserções I e II são verdadeiras, e a II não justifica a I. c) A asserção I é verdadeira e a II é falsa. d) A asserção I é falsa e a II é verdadeira. e) As asserções I e II são falsas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
16
A alternativa A) é a correta.
Esses dois movimentos são os movimentos da caixa torácica que permitem a realização da respiração completa.
A respiração é a ato de inspirar oxigênio para dentro do corpo ao mesmo tempo em que o dióxido de carbono e outras substâncias são expiradas do corpo.
Sendo esses, esses dois movimentos estão intimamente ligados, sendo um necessário para a execução do outro corretamente.
Espero ter ajudado!
Respondido por
10
Resposta:
A questão correta é: A asserção I é verdadeira e a II é falsa.
Corrigida pelo AVA
Perguntas interessantes
Geografia,
8 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
História,
11 meses atrás
História,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás