Sociologia, perguntado por julianasilvestredepa, 11 meses atrás

As principais teorias científicas do século XX foram marcadas pela influência do evolucionismo e do nacionalismo. Na contramão dessa tendência, a antropologia foi marcada pelo trabalho pioneiro de Bronislaw Malinowski sobre o povo Mailu (1915) e os nativos das Ilhas Trobriand (1915-16, 1917-18), especialmente, pela publicação de seu livro Os Argonautas do Pacífico Ocidental (1922). Considerado o "pai da antropologia social", Malinowski deu um novo sentido ao funcionalismo e inaugurou uma nova abordagem metodológica para o antropólogo, a observação participante.

Elaborado pelo professor, 2019.

​Sobre as contribuições de Bronislaw Malinowski para a antropologia, podemos afirmar que:
Alternativas
Alternativa 1:
Suas principais obras se centram no estudo de grupos revolucionários dentro das sociedades europeias.

Alternativa 2:
O método da observação participante desenvolvido por Malinowski não é mais utilizado, pois é visto como ultrapassado, uma vez que não consegue captar o cotidiano real do nativo.

Alternativa 3:
Resumidamente, para Malinowski, por conta da influência do positivismo, o trabalho do antropólogo deveria ser de total imparcialidade sem interação com os participantes da pesquisa.

Alternativa 4:
Conseguiu dar um caráter científico à Antropologia ao utilizar a etnografia e a observação participante que resultam em estudos descritivos da cultura e dos comportamentos sendo analisados dentro do contexto social e cultural do grupo como um todo.

Alternativa 5:
Através da perspectiva funcionalista do autor, o pesquisador da antropologia, além de neutro, deve partir de informações coletadas por terceiros para construir de forma precisa a lógica daquela cultura, uma vez que, o trabalho de campo com a presença do pesquisador poderia contaminar o cotidiano e ter como resultado uma falsa realidade.

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
12

A alternativa 4 está correta.

Malinowski partiu do conceito de observação participante para analisar e investigar os grupos a partir das circunstâncias e suas atividades.

Deste modo, é importante que o pesquisador possua ética e se mantenha interligado com  os conceitos de cultura, a definindo como um campo de pesquisa fundamental para o estudo antropológico, sendo a função a resposta de uma determinada cultura aos seus costumes e práticas.

Perguntas interessantes