as principais consequencias da expansão maritima
Soluções para a tarefa
Após ter patrocinado o movimento expansionista, o Estado Absolutista passou a desfrutar dos seus lucros. Lembrando que ele foi consolidado.
Com o aumento do afluxo de metais preciosos provenientes da América houve a chamada revolução dos preços.
Houve uma transferência do eixo econômico europeu do Mediterrâneo para o Atlântico Indico, havendo assim um crescimento dos países ibéricos e um declínio das cidades mercantis italianas.
Ocorreu a adoção da política econômica mercantilista, que se baseava tanto no protecionismo do Estado como no regime de monopólios.
Uma das conseqüências também foi que a burguesia mercantil nos países atlânticos, conseguiu se desenvolver.
Resposta:
As principais causas da expansão marítima europeia foram a formação dos estados modernos centralizados, a ascensão da burguesia mercantil e o interesse em se expandir as zonas de influência para, dessa forma, ampliar o mercado.
As principais consequências das expansões marítimas do século XV e XVI foram: formação das colônias europeias no ultramar, principalmente na América; crescimento do comércio internacional de produtos tropicais; extermínio de milhões de indígenas por guerras, doenças e migração forçada; criação do mais sólido mercado marítimo de escravos.