História, perguntado por breno9222, 11 meses atrás

as principais características do neonazismo

Soluções para a tarefa

Respondido por luan9140
6

As características do neonazismo são as mesmas do nazismo, mas com uma abordagem nova e mais adaptada à atualidade. As origens são similares também: ambas as ideologias florescem em países, espaços e locais em que há alguma forma de conturbação social, seja o desemprego, a violência, a desigualdade social e dificuldade de vida em geral. O neonazismo se alastra em quem já tem um pensamento que caminha em direção à extrema direita.

O neonazismo tem como premissas a supremacia da raça branca – ou, como chamam, a “raça ariana” –, a anti-imigração – e consequente xenofobia –, o nacionalismo exacerbado, o anticomunismo, o anticatolicismo, o antissemitismo. Esses comportamentos são diretamente inspirados no nazismo. Outros, porém, fortaleceram-se apenas com surgimento do neonazismo. Vejamos:

Os neonazistas são chamados de negacionistas. A maioria dos grupos neonazistas nega que o Holocausto existiu. O Holocausto foi o nome dado ao genocídio de judeus durante a Segunda Guerra Mundial, em que eles foram perseguidos e aprisionados em campos de extermínio pelo regime nazista. Nesses lugares, eram levados a câmaras de gás para morrerem por asfixia. Estima-se que 6 milhões de judeus morreram na Alemanha nazista. A estratégia de muitos grupos neonazista é de negar esse acontecimento, argumentando que não houve essa perseguição e que o número de judeus mortos durante a guerra não passou de 500 mil pessoas.

Não se intitulam como racistas, apesar de atitudes que corroborem essa prática. O discurso nazista e neonazista é essencialmente racista, tanto por acreditar em uma supremacia branca como por ser contra a entrada de outras pessoas – portanto, de outras culturas, outras ideias, outras vivências e visões de mundo – em seu espaço.

Perguntas interessantes