As primeiras décadas do século XIX No final do século XVII, a agroexportação brasileira viveu um período de expansão. A Revolução Americana, a independência do Haiti e outros conflitos abriram o mercado externo aos produtos brasileiros.O economista Celso Furtado chamou esse período de “falsa euforia do final do período colonial”. E porquê? A expansão da produção e exportação brasileiras estava vivendo uma realidade de curta duração.Tão logo as guerras e conflitos se encerrassem e os países voltassem a colocar os seus produtos no mercado mundial, a produção brasileira teria de diminuir em razão do aumento da oferta e da diminuição da demanda. E foi o que aconteceu. Com a queda das exportações, o Brasil passou a viver sérios problemas econômico-financeiros. Os déficits da balança comercial se acumulavam, o que obrigava o governo a contrair novos empréstimos externos, aumentando ainda mais a dívida externa brasileira. O Brasil ficava cada vez mais pobre, e o governo arrecadava cada vez menos. As possibilidades de desenvolvimento do Brasil esbarravam no instituto da escravidão, que impedia a ampliação do mercado interno nacional, devido ao baixo poder aquisitivo da população, e dificultavam o desenvolvimento da indústria por falta de recursos e tecnologia. Além disso, o mercado brasileiro estava abarrotado de mercadorias inglesas, mais baratas e de melhor qualidade do que os símiles nacionais.
a) No final do século XVII, a agroexportação brasileira viveu um período de expansão. A Revolução Americana, a independência do Haiti e outros conflitos abriram o mercado externo aos produtos brasileiros. Porque esse período foi chamado de “falsa euforia do final do período colonial”? *
b) Como ficou o Brasil com a queda das exportações?
Soluções para a tarefa
Respondido por
10
Resposta:
a) A expansão da produção e exportação brasileira estava vivendo uma realidade de curta duração. Tão logo as guerras e conflitos se encerracem e os países voltassem a colocar os seus produtos no mercado mundial, a produção brasileira teria de diminuir em razão do aumento da oferta e da diminuição da demanda.
b) Os déficits da balança comercial se acumulavam, o que obrigava o governo a contrair novos empréstimos externos, aumentando ainda mais a dívida externa brasileira. O Brasil ficava cada vez mais pobre, e o governo arrecadava cada vez menos.
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Português,
11 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás