História, perguntado por sandrastefania, 1 ano atrás

As primeiras décadas após a chegada dos europeus ao Brasil ficaram marcadas por avanços e recuos administrativos da administração portuguesa. Boa parte da aparente crise administrativa foi fruto das rápidas transformações econômicas sofridas por Portugal nos últimos anos do século XV e primeiros do século XVI. Sobre a administração portuguesa nesta fase é  possível afirmar que:

Soluções para a tarefa

Respondido por torquato
0
Deu certo o sistema de capitanias hereditárias em outros lugares como na Ilha de Madeira, então se fazem quinze lotes latifundiários no Brasil, assim o investimento de capital cai nas mãos de particulares (a primeira privatização na História do Brasil? A Coroa ainda tem controle sobre alguma coisa.).  Veja sempre que a questão é conceitual, então o que vale para sua prova é o que pede no final, o tema é Administração Portuguesa, isso vale para concursos também.  A Coroa fica com o monopólio do Pau-Brasil e o chamado Quintos (20% do que era explorado), no final duas capitanias sobrevivem: São Vicente e Pernambuco (vai virar Estado).  Em 1548, surge uma nova administração a do governo-geral para centralização, e algumas capitanias ficaram funcionando até o século  XVIII. Tomé de Sousa vem combater índios e buscar ouro e prata, e a capital é Salvador.  Duarte Costa contra os franceses no que será o  Rio de Janeiro.  Mem de Sá que envia seu sobrinho Estácio para expulsar os franceses. A partir de 1720, os governadores  gerais receberam o título de Vice-Rei. Até que em 1808, Dom João VI, sua família, e corte vem para o Brasil.
Respondido por falarodrigo
0
Prezada,

A resposta correta é  "após as expedições de reconhecimento e guarda costa fez-se opção pelas Capitanias Hereditárias, do  fracasso das mesmas fora instituído o Governo Geral".

Para melhor aprofundar seu conhecimento sobre todo esse processo, sugiro que veja os vídeos " A História do Mundo em Duas Horas  " e " Armas germes e Aço - Conquista ", encontrados facilmente no you..tube.

Bons estudos!
Perguntas interessantes