As primeiras décadas após a chegada dos europeus ao Brasil ficaram As primeiras décadas após a chegada dos europeus ao Brasil ficaram marcadas por avanços e recuos administrativos da administração portuguesa. Boa parte da aparente crise administrativa foi fruto das rápidas transformações econômicas sofridas por Portugal nos últimos anos do século XV e primeiros do século XVI. Sobre a administração portuguesa nesta fase é possível afirmar que:
Soluções para a tarefa
A resposta é "após as expedições de reconhecimento e guarda costa fez-se opção pelas Capitanias Hereditárias, do fracasso das mesmas fora instituído o Governo Geral;"; Alternativa correta.
Bons estudos!
A primeira fase do processo de colonização do Brasil (e das relações de Portugal com o território recém-descoberto) foi a tentativa de explorar as regiões costeiras (o que durou de 1500 a 1530), com a prática de escambo com os nativos, e a tentativa de estabelecer o sistema de Capitanias Hereditárias.
As Capitanias eram interessantes para Portugal pois eram uma espécie de "parceria público-privada" entre famílias nobres e com recursos e o Estado Português, de modo que Portugal concedia as terras e estas famílias investiriam nelas.
Este projeto se mostrou, contudo, infrutífero, sendo depois substituído pelo modelo do Governo-Geral, centralizado e com muito mais participação de Portugal.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/4114751