Geografia, perguntado por YURIMIERES, 1 ano atrás

AS PRIMEIRAS ATIVIDADES ECONÔMICAS 
............ALGUÉM PODERIA FAZER O RESUMO?

Embora algumas áreas do que viria a ser a região Sudeste tivessem sido ocupadas pelos colonizadores desde o início do século XVI, a primeira atividade econômica que atraiu grande número de pessoas foi a exploração do ouro em Minas Gerais, praticada desde o final do século XVII até mais ou menos o final do século XVIII. À população indígena nativa somaram-se milhares de pessoas livres vindas do Nordeste e muitas de Portugal. A maioria da população, no entanto, era composta de africanos escravizados e seus descendentes.
Por causa dessa atividade mineradora, a região das minas tornou-se importante centro econômico. Com isso, no inicio do século XVIII, começaram a se desenvolver várias cidades em Minas Gerais, entre elas Vila Rica (atual Ouro Preto), Mariana, São José del-Rei (atual Tiradentes) e São João del-Rei. Fora de Minas Gerais, foi notável o crescimento da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro - hoje denominada apenas Rio de Janeiro -, onde se localizava o principal porto de escoamento da produção. Outro importante porto na época ficava em Parati (Rj), atualmente uma cidade turística tombada como patrimônio histórico da humanidade.
Para abastecer com alimentos e outros produtos a população que chegava à região das minas, novas áreas começaram a ser ocupadas para produção agrícola e pecuária, principalmente no norte do estado de São Paulo.
No período da mineração de ouro, as cidades ganharam dinamismo, e a forma de povoamento predominante foi urbana, isto é, as atividades das cidades desenvolveram-se mais rapidamente do que as rurais.


NinoFilho: Vc quer o resumo ou quer saber quais são as atividades economicas ?
YURIMIERES: Quero o resumo desse texto...
valquiriazdeves: Os colonizadores ocuparam a região sudeste no início do séc XVI, entretanto só a exploração de ouro que ocorreu em Minas Gerais que ocorreu somente no fim do século XVII e XVIII. Vários foram os que migraram, entre eles indígenas, pessoas livres e portugueses, mas também tinha como grande maioria os escravos africanos e seus descendentes. Com a atividade mineradora a região de minas se tornou super importante, e desta forma virou o centro econômico do país durante o século XVIII.
valquiriazdeves: E percebeu-se que fora Minas Gerais apenas foi notado crescimento em São Sebastião do Rio de Janeiro, por era o porto principal da época e era usado para ser exportado o ouro que era extraído de Minas Gerais. E desta forma para que se houvesse alimentos e outros produtos parte da população começou a se instalar no meio de produção agrícola e pecuária, e foi para outros estados como São Paulo, região que fossem próximas as regiões de extração. Durante toda a época de mineração as cidades foram po
valquiriazdeves: foram povoadas no meio urbano principalmente, mas também houve grande desenvolvimento rural.
YURIMIERES: Muito obrigado Valquiria
valquiriazdeves: foi nada... foi o que pude fazer

Soluções para a tarefa

Respondido por NinoFilho
16
A primeira atividade econômica da colônia é a exploração do pau-brasil, mas ela perde a importância quando as árvores começam a escassear na região da mata Atlântica. Destacam-se então as monoculturas exportadoras de cana-de-açúcar, algodão e tabaco e a mineração de ouro e diamante, ramos em geral baseados na grande propriedade e na escravidão. Paralelamente, a criação de gado, vista como um meio de subsistência, contribui para a colonização do interior do país. 


Perguntas interessantes