As práticas religiosas durante o período colonial eram múltiplas, ainda que houvesse uma primazia da Igreja Católica, como parte do processo de colonização da América Portuguesa.
Sobre o catolicismo e a sociedade colonial, são feitas as seguintes afirmações. Assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) A Igreja Católica desempenhou um importante papel na colonização pela difusão da fé católica e cristianização dos indígenas, contribuindo para certas características da sociedade colonial.
( ) As iniciativas da Igreja Católica de perseguir e reprimir outras religiões e cultos, por meio do Tribunal do Santo Ofício, limitaram-se à Europa, não atingindo a América Portuguesa.
( ) As escolas e os colégios jesuítas e os sermões escritos por religiosos podem ser considerados, respectivamente, espaços de difusão da arte e da cultura e exemplos de uma literatura colonial.
( ) Os interesses dos colonos e dos jesuítas eram similares em relação aos indígenas, o que fez com que esses grupos tivessem uma excelente relação durante o período colonial da América Portuguesa.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses é:
A. F – F – V – F.
B. F – F – V – V.
C. V – F – F – V.
D. V – V – F – F.
E. V – F – V – F.
RESPOSTA CORRETA:
LETRA E.
Soluções para a tarefa
Durante o período colonial, as igrejas ficaram com a responsabilidade de converter os nativos à cultura do seu país. Nesse sentido, a repressão não se limitou a Europa e a relação entre os índios não era amigável. Portanto, a alternativa correta é a letra E.
A igreja durante o período colonial
O período colonial foi marcado pelos confrontos entre países, mas também pelos atritos que ocorria entre nativos e colonizadores. Portanto, o papel da igreja era apaziguar a situação, convencendo os índios a se renderem a cultura europeia.
Aprenda mais sobre período colonial aqui: https://brainly.com.br/tarefa/18069941
#SPJ1
Resposta:
E. V – F – V – F.
Explicação:
Ao difundir o catolicismo na América Portuguesa, a Igreja Católica também contribuiu para a conformação de algumas características da sociedade colonial.
Com relação ao Tribunal do Santo Ofício, atuou no Brasil perseguindo e reprimindo os praticantes de outras religiões e cultos, reafirmando a presença do catolicismo.
Os jesuítas, a principal ordem religiosa católica a desempenhar funções na colônia, também foram difusores de aspectos artísticos, culturais e literários, em suas escolas e colégios, e os sermões de seus religiosos podem ser considerados parte da literatura brasileira. Contudo, a atuação dos jesuítas não se deu sem resistências ou confrontos com os interesses dos colonos, e a escravização dos indígenas foi um dos maiores pontos de divergência entre os religiosos, que a entendiam como uma limitação à prática catequética, e os colonos, que viam a mão de obra indígena limitada.