As práticas pedagógicas podem ser mais efetivas a partir do momento que entendemos como o aluno aprende. A Psicologia da Aprendizagem vem contribuir com a Educação Física, tendo como interesse a formação intelectual do aluno e o seu desenvolvimento pessoal e social.
BROTHERHOOD, Rachel de Maya; SANTOS, Waléria Henrique dos. Psicologia da Educação. Unicesumar: Maringá, 2018.
Refletindo sobre nossas discussões, explique como o aluno aprende, apresentando os processos e fatores para a aprendizagem.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Existem diversos fatores que podem interferir negativa ou positivamente no processo de aprendizagem do aluno. Entre eles, destacam-se aspectos ambientais, econômicos, sociais, afetivos, psicológicos, emocionais e familiares. Fatores como condições habitacionais, sanitárias, de higiene e de nutrição também são considerados determinantes para a aprendizagem do aluno na escola e fora dela. São condições fundamentais para que a criança tenha a sua saúde preservada e mantenha as condições físicas e psicológicas necessárias à aprendizagem. Condições habitacionais, como grande número de filhos, principalmente pela falta de planejamento familiar, interferem na concentração do aluno nas tarefas escolares que leva para casa ou até mesmo em estudar para as avaliações, deixando-o sem condições de executar tais tarefas, muitas vezes pelo barulho que a grande quantidade de pessoas faz, contribuindo para a limitação da sua aprendizagem. Fatores de higiene e nutrição são preponderantes; quando a família é numerosa e as condições financeiras não permitem que essas condições sejam satisfeitas, muitas vezes a criança vai para a escola sem a higiene necessária, o que pode, inclusive, torná-la objeto de discriminação pelos colegas e por funcionários e professores da escola.