Saúde, perguntado por aguilarfagner, 2 meses atrás

As Práticas Integrativas e Complementares (PICs) tornaram-se um tema de grande relevância nos países de baixa renda para a área de atenção à família e abrangem a regulamentação das políticas públicas de promoção da saúde

Soluções para a tarefa

Respondido por msthays
0

As Práticas Integrativas e Complementares (PICs) possibilitam um cuidado mais abrangente à saúde da população de baixa renda, pois apresenta alternativas mais acessíveis no cuidado básico de saúde e promoção da mesma.

Do que se tratam as Práticas Integrativas e Complementares (PICs)?

  • São métodos terapêuticos que unem o indivíduo com a sociedade e o meio ambiente, fornecendo uma atenção acolhedora a fim de tratar ou prevenir problemas de saúde;
  • Estas práticas são institucionalizadas pelo SUS através de uma política voltada para essa questão;
  • Alguns exemplos de atividades inclusas nestas práticas são:
  1. Medicina tradicional chinesa
  2. Homeopatia
  3. Fitoterapia
  4. Yoga
  5. Quiropraxia

Aprenda mais sobre as Práticas Integrativas e Complementares (PICs):

https://brainly.com.br/tarefa/52988199

#SPJ1

Anexos:
Respondido por pabloeqbio
0

As PICs, Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, são recursos utilizados em terapias que visam a recuperação da saúde e a prevenção de doenças e integração holística do ser humano. Sendo assim, são verdadeiras apenas as asserções I, II e IV.

A resposta correta é, portanto, a alternativa 5.

O que são as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde?

As PICs, denominadas como Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, foram institucionalizadas através da PNPIC, a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS. Elas consistem em recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde.

Os princípios das PICs são: escuta acolhedora e integração do ser humano com o meio ambiente. Tais práticas são utilizadas, principalmente, nas seguintes áreas: Acupuntura, Osteopatia, Quiropraxia, Reiki, Terapia de Florais e muitas outras que consideram o processo de recuperação humano como holístico.  

Para a resolução, considera-se a continuação da questão como a seguinte:

I. As Práticas Integrativas e Complementares (PICs) tornaram-se um tema de grande relevância nos países de baixa renda para a área de atenção à família e abrangem a regulamentação das políticas públicas de promoção da saúde. ​

II. Ao discutir a contribuição das racionalidades médicas vitalistas e outras PICS para a promoção da saúde, uma característica comum a várias delas é que carregam um conceito positivo de saúde, associado a um holismo com foco no indivíduo. ​

III. Em relação ao mercado, as PICS não incluem produtos em seu portfólio. Um exemplo são os suplementos dietéticos não vitamínicos e não minerais, que erroneamente são considerados inclusos nas práticas e acabam confundindo alguns profissionais da saúde e do bem-estar.

IV. As medicinas tradicionais, complementares e integrativas são discutidas há décadas no campo da pesquisa científica, e o assunto é cada vez mais presente e relevante. Seu uso é grande nos países de alta renda, há crescimento exponencial do assunto em pesquisas científicas e há sua progressiva institucionalização nos serviços públicos e privados de saúde.

É correto o que se afirma em:

Alternativa 1: I e III, apenas.

Alternativa 2: II e IV, apenas.

Alternativa 3: III e IV, apenas.

Alternativa 4: I, II e III, apenas.

Alternativa 5: I, II e IV, apenas.

Entenda mais sobre as práticas integrativas em saúde aqui: https://brainly.com.br/tarefa/52988199

#SPJ1

Perguntas interessantes