As práticas de letramento tratam-se de um conjunto de atividades envolvendo a língua escrita para alcançar um determinado objetivo numa determinada situação, associadas aos saberes, às tecnologias e às competências necessárias para a sua realização. Exemplos de práticas de letramento: assistir a aulas, enviar cartas, escrever diários. A partir dessa definição, ratificamos ser a situação concreta o evento de letramento, do qual práticas de letramento que emergem. Fonte: OLIVEIRA, MS; TINOCO, GA; SANTOS, IBA. Projetos de letramento e formação de professores de língua materna. Natal: Edufran, 2014. A partir desse contexto, podemos afirmar que Alternativas: a) as práticas de letramentos acontecem em várias situações do dia-a-dia, tanto escolares como cotidianas. Por isso, os professores devem incorporara essas diversas práticas no dia a dia escolar do aluno, a fim de dar mais sentido as práticas escolares desse aluno. B) as práticas de letramentos acontecem somente no ambiente escolar. Por isso, os professores são os únicos responsáveis por incorporar as práticas de letramento aos alunos. C) as práticas de letramentos acontecem em várias situações do dia-a-dia, tanto escolares como cotidianas. Porém, os professores são os únicos responsáveis por incorporar as práticas de letramentos aos alunos. D) as práticas de letramentos acontecem somente nas situações escolares. Porém, todos da sociedade ao redor do aluno são responsáveis por incorporar as práticas de letramento no cotidiano escolar dos alunos. E) as práticas de letramentos acontecem somente nas situações cotidianas. Por isso, os professores não devem se preocupar em incorporar essas práticas no cotidiano escolar do aluno
Soluções para a tarefa
As práticas de letramento acontecem tanto em ambientes escolares como em ambientes cotidianos, assim, o professor pode incorporar tais práticas para que o processo ganhe mais significado e efetividade. Alternativa A.
Como ocorrem as práticas de letramento?
Ao ter os primeiros contatos com as letras, o aluno já se sentirá mais estimulado a procurar situações onde possa ter ainda mais contato, assim, é comum que queira ler o que está escrito em ímãs de geladeira e jornais que seus pais manuseiam durante as refeições.
Esse processo não está limitado ao ambiente escolar, por mais que o professor formalize tal processo, o aluno ainda será conduzido por sua curiosidade para a leitura, mesmo que falsa, de produções escritas cotidianas que ele encontrar durante o letramento.
Essa situação não é danosa ao ensino escolar, pelo contrário, o professor deve aproveitar isso para trazer conteúdos do cotidiano e assim estabelecer ainda mais significações para o processo de letramento estudantil.
Aprenda mais sobre as práticas de letramento: brainly.com.br/tarefa/25659243
#SPJ4