As políticas sociais designam o conjunto de intervenções políticas de caráter distributivo, voltadas para assegurar o exercício dos direitos sociais da cidadania e impulsionar a segurança e coesão da sociedade por meio do acesso e utilização de benefícios e serviços sociais considerados como necessários para promover a justiça social e o bem-estar dos membros da comunidade.
A introdução das políticas sociais como direitos de cidadania alterou a estrutura restrita do Estado em direção a um Estado ampliado. No entanto, essas mudanças não se deram de forma idêntica em cada sociedade, pois a assimilação das demandas sociais foi institucionalizada a partir dos valores predominantes e das estruturas sociais existentes, em uma dada correlação de forças sociais. Analisando casos históricos sobre o desenvolvimento dos sistemas de proteção social em países considerados industrializados, foi possível construir uma tipologia das formas de proteção social. Nessa tipologia, além dos elementos ideológicos e valorativos que estão nas bases dos sistemas de proteção, são incluídos os elementos organizativos e institucionais. Por fim, nessa tipologia, são assinaladas as relações entre os modelos de proteção social e as condições de cidadania geradas em cada caso. Portanto, os mesmos benefícios concedidos podem ter significados políticos distintos.
Os diferentes modelos podem ser entendidos a partir da modalidade de proteção social que provêm os critérios de organização dos sistemas e de incorporação das demandas sociais, por meio de uma institucionalidade específica. Assim, encontramos as seguintes modalidades da proteção social: a assistência social, o seguro social e a seguridade social. Por outro lado, tomando a expressão jurídica e política da articulação Estado/Sociedade em cada uma das modalidades, encontramos, respectivamente, as relações de cidadania invertida, cidadania regulada e cidadania universal.
FLEURY, S. Políticas Sociais. Gestrado UFMG, [2022].
Em que pese o texto aborda questões sobre as políticas sociais, políticas essas que são fundamentais para o desenvolvimento de um país.
Nesse sentido, por meio de um texto de no mínimo 5 e no máximo 10 linhas, explique o que é assistência social e cite dois programas sociais existentes no Brasil.
Soluções para a tarefa
Assistência social corresponde a uma política pública que tem como principal objetivo buscar garantir a proteção social a todos os cidadãos, ou seja, assistente social busca dar um suporte a todos os indivíduos, as famílias e também a comunidade para superação determinadas dificuldades. Suporte esse sendo realizado através de serviços assim como programas e projetos para a comunidade.
Os principais exemplos de programas sociais existentes no Brasil são:
- Programa de Atendimento Integral à Família
- Agente Jovem
- Apoio a Pessoa Idosa
- Apoio a Pessoa com Deficiência
- Benefício de Prestação Continuada
- Programas de geração de Trabalho e Renda
- Benefícios Eventuais (auxílio natalidade e mortalidade)
- Bolsa Família
Importância da assistência social
Assistência social está relacionada de forma direta com as questões de saúde, educação e também com os direitos humanos, então o profissional que atua nessa área busca assegurar de forma geral o bem-estar das pessoas e da sociedade.
Entenda mais sobre assistência social em: https://brainly.com.br/tarefa/16557666
#SPJ1