As políticas públicas para a formação inicial de professores, vigentes neste momento, são amparadas, sob o ponto de vista legal, pela Resolução nº 2 do Conselho Nacional de Educação/Conselho Pleno, publicada em dezembro de 2019.
Sobre essas políticas, leia as afirmativas a seguir:
I. As políticas públicas voltadas para a formação inicial de professores estabelecem que os currículos dos cursos voltados para essa finalidade devem ter por referência a Base Nacional Comum Curricular.
II. É uma escolha das instituições responsáveis pela formação inicial de professores adequar, ou não, o seu currículo para que estabeleça articulações com a Base Nacional Comum Curricular.
III. A necessária articulação entre os currículos de formação inicial docente e a BNCC parte do princípio de que, para que as aprendizagens essenciais sejam garantidas aos alunos, é fundamental que as competências profissionais sejam asseguradas pelas ações de formação.
IV. Na perspectiva adotada, a formação inicial docente deve priorizar o domínio de competências técnicas.
São verdadeiras as afirmativas:
A.
Afirmativas I e IV.
B.
Afirmativas II e III.
C.
Afirmativas I e III.
D.
Afirmativas I e II.
E.
Afirmativas II e IV.
Soluções para a tarefa
De acordo com a publicação sobre políticas públicas elaborada junto ao MEC, está correto o que consta nas afirmativas I e III. Logo a resposta correta é a B.
A importância das políticas públicas
Em âmbito educacional, ao determinar e aplicar os modelos didáticos concebidos pela sociedade e pelo poder executivo, nós temos a viabilização de criação de uma sociedade apta para trabalhar, questionar e contribuir com o crescimento do país. Não há como construir uma sociedade que valorize para a cidadania, ética e valores sem que a educação seja priorizada em nossas vidas.
Espero ter ajudado! Aprenda mais sobre educação em https://brainly.com.br/tarefa/10609431
#SPJ1
Resposta:
A.
Afirmativas I e IV.
Explicação:
As políticas públicas voltadas para a formação inicial de professores estabelecem que os currículos dos cursos voltados para essa finalidade devem ter por referência a Base Nacional Comum Curricular. Sendo assim, não é uma escolha das instituições responsáveis pela formação inicial de professores adequar, ou não, seus currículos para que seja estabelecida a articulação com a BNCC. A necessária articulação entre os currículos de formação inicial docente e a BNCC parte do princípio de que, para que as aprendizagens essenciais sejam garantidas aos alunos, é fundamental que as competências profissionais sejam asseguradas pelas ações de formação. Da mesma forma que os currículos da educação básica devem priorizar o desenvolvimento de competências para assegurar os direitos de aprendizagem dos alunos, na perspectiva adotada, a formação inicial docente deve priorizar o desenvolvimento das competências profissionais.