Sociologia, perguntado por Hangelita, 9 meses atrás

As políticas públicas é um campo do conhecimento que nasceu nos Estados Unidos ainda na década de 1930. Ele surge em um contexto de crise econômica mundial e de necessidade de promoção de políticas econômicas anticíclicas. No Brasil a ideia de políticas pública só passou a ser discutida amplamente e de forma mais sistemática após a promulgação da Constituição Federal de 1988. Entre os conceitos que geram confusão estão às ideias de avaliação e monitoramento de políticas públicas. Algumas pessoas acreditam que a avaliação e o monitoramento são as mesmas coisas. Realmente em alguns escritos na área de políticas públicas esses dois termos acabam sendo utilizados como sinônimos. A partir destas afirmações e, após a leitura do material de apoio mencionado compartilhe um pequeno texto reflexivo, como no mínimo 355 caracteres (com espaço) e no máximo 500 caracteres (com espaço) em que você aponte a compreensão do monitoramento e avaliação e de sua funcionalidade junto as políticas públicas, podendo inclusive, sua contribuição considerar exemplos locais para endossar seu posicionamento. Referência do Material de apoio: VAITSMAN, Jeni; RODRIGUES, Roberto WS; PAES-SOUSA, Rômulo. O sistema de avaliação e monitoramento das políticas e programas sociais: a experiência do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome do Brasil. In: O sistema de avaliação e monitoramento das politicas e programas sociais: a experiência do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome do Brasil. 2006. p. 77-77.

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
1

O conceito de cidadania gira em torno da construção dos valores em uma perspectiva humanista pois se refere aos direitos e deveres do cidadão.

Ela também está atrelada a uma visão positivista de proteção, para o equilíbrio social, a partir da regulamentação de leis, da constituição, normas e valores vigentes que são comuns a todos os cidadãos.

Assim, as políticas públicas são conjuntos de programas e ações desenvolvidas pelo Estado tendo participação indireta ou direta dos setores público e privado, que visam assegurar o direito de cidadania, dentro dos seguimentos sociais, culturais, étnicos e econômicos.

Perguntas interessantes